Inizio > Attività culturali > 27/07/2011 Sabato 20 aprile 2024
 

Especial | Curso: Sua Saúde - Espiritualidade na qualidade de vida


 
 
 
Luogo:


Cronaca:
 
PUA
27/07/2011

COORDENADORES:

Irmã Bernadete Pinho; Maria Cristina Dinis Gonçalves Ezequiel; Frei Antônio Everaldo P. Marinho; Frei Fernando de Araujo Lima.

 

Petrópolis (RJ) – O Curso de Extensão “Sua Saúde – Espiritualidade na qualidade de vida” se revelou uma idéia acertada, surgida e amadurecida nas reuniões da equipe organizadora, encabeçada por Frei Antônio Everaldo P. Marinho, OFM. O primeiro desafio a ser vencido foi o de estabelecer o ponto de relação entre estas duas áreas que, à primeira vista, pouco teriam em comum: saúde e espiritualidade/teologia. Mas, a partir das conversas desta comissão, conseguiu-se traçar o roteiro que, ao ser executado, revelou esta união das áreas. Por fim, a pergunta foi esta: conseguiu-se programar um curso que fosse de interesse para muitas pessoas?

Qual não foi a satisfação ao se constatar a resposta dos alunos inscritos! Pois este Curso de Extensão foi um dos mais bem sucedidos do Instituto Teológico Franciscano. A cada semana, um grupo de fiéis alunos se reunia para aprender e, melhor ainda, para dialogar com os temas propostos e apresentados pelos vários palestrantes, das mais diversas áreas profissionais. Percorreu-se junto o caminho, que foi desvelando a correlação entre o físico e o espiritual. Ficou mais evidente a importância do cuidado para com a saúde em sentido totalizante, permitindo perceber o ideal de plena integração de nosso ser. Falou-se sobre efeitos das emoções, a importância da meditação, o envelhecimento saudável, a morte... Uma verdadeira jornada pela existência humana!

Esta edição eletrônica tem o propósito de reunir, em resumo, todo o material produzido e apresentado durante o Curso. Assim, mais do que um catálogo de informações e dados, os que protagonizaram o Curso podem reviver a experiência que tiveram e receber um convite para que esta jornada, de alguma forma, possa continuar, pois, certamente, rumo à “vida em plenitude” ainda resta um longo percurso!

Curso de Extensão:

Sua saúde: espiritualidade na qualidade de vida


 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Pagina visualizzata 1629 volte
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Roma - Italia
Questa pagina è anche attiva qui
Webmaster