Inizio > Attività culturali > 08/08/2011 Sabato 20 aprile 2024
 

Entrevista sobre curso "Espiritualidade para uma Vida Virtuosa"


 
 
 
Luogo:


Cronaca:
 
PUA

Entrevista | Frei Vitório Mazzuco

 

Por Frei Osvaldo Maffei, OFM

Nesta quinta-feira (11/08), começará no Instituto Teológico Franciscano em Petrópolis (RJ) o Curso de Extensão: “Espiritualidade para uma Vida Virtuosa”, com Frei Vitório Mazzuco, OFM, que é mestrado em Teologia com especialização em Teologia Espiritual no Pontificium Athenaeum Antonianum, Roma, Itália. Frei Vitório fez a profissão solene na Província da Imaculada Conceição e é natural de Campo Limpo Paulista, São Paulo. Nasceu em 1953 e ingressou no ano de 1973 na Ordem dos Frades Menores, foi ordenado sacerdote em 1979. Estudou Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Franciscano, Petrópolis.

Compreender a existência humana é um constante desejo do coração das pessoas, para esta busca o ser humano é auxiliado por luzes que irradiam o caminhar. Dentre estas luzes, encontra-se a espiritualidade e ainda mais quando esta palmilha para uma vida virtuosa. Nesta entrevista, Frei Vitório nos fala um pouco sobre o curso que dará.

Site ITF - A convite da Faculdade de Teologia – ITF, o senhor aceitou compartilhar um pouco de sua sabedoria conosco, conte-nos qual é o objetivo deste curso.
Frei Vitório: Retorno com alegria à sala de aula do ITF. Fiquei imensamente feliz com o convite de Frei Sandro (diretor do ITF) para dar este curso. O objetivo do curso é despertar no humano dons naturais e virtudes conquistadas para qualificar a vida e levar à uma transformação.

Site ITF - Aqueles que vierem participar do curso o “Espiritualidade para uma Vida Virtuosa” o que encontrarão?
Frei Vitório: Na pergunta anterior aparece a afirmação que aceitei partilhar a minha sabedoria;  a bem da verdade vou partilhar não a minha sabedoria, mas sabedoria dos grandes Mestres. De Jesus aos grandes Mestres do Oriente ao Ocidente. Os que vão participar não encontrarão apenas uma aula acadêmica, mas um momento de iluminação da existência.

Site ITF - Hoje se ouve falar muito em qualidade de vida. No e o que uma vida virtuosa colaboraria para tal?
Frei Vitório - A vida virtuosa coloca a existência num patamar elevado. A pessoa virtuosa é naturalmente um modelo vivo, um referencial para que o humano saia da mediocridade e viva a vida com um diferencial muito grande: ser uma pessoa forte, convicta, fecunda, que tem o que dizer e dá brilho ao fazer.

Site ITF - O sr. lançou pela Editora Vozes o livro “Francisco de Assis e o Amor Cortês-Cavaleiresco”. Nele encontram-se muito vivo os aspectos do código da cavalaria medieval, aspectos estes que Francisco abraçou fortemente. Na sociedade atual como poderíamos ter um olhar sobre as virtudes a partir do modo franciscano e sermos o diferencial como foi Francisco e Clara?
Frei Vitório - Este livro chegou à 5ª edição porque tem algo a dizer. Francisco e Clara são arquétipos humanos. Duas almas santas que puxam a história da humanidade para frente. São sempre atuais e fascinantes.  A crise atual não é apenas uma crise conjuntural política e social, econômica e técnica; é uma crise de valores, uma crise ética. Se o período medieval tinha uma cultura de amor bem concreta para oferecer, o que temos para oferecer hoje? Qualificar a vida através das virtudes é oferecer uma presença que encante. A pessoa virtuosa não passa despercebida. A mídia hoje não destaca pessoa virtuosa, destaca o antivalor como atração sensacionalista. O antivalor é gritado; a virtuosidade é gritante!

Site ITF - Certamente, no decorrer de sua vida muitos te pediram uma explicação sobre as virtudes. Agora, neste curso, o sr. propõe uma espiritualidade para uma vida virtuosa. Dê-nos uma canja sobre o que seria isso.
Frei Vitório - A palavra virtude significa força, vigor, decidida abertura para ser plenamente humano. É buscar a qualidade essencial de ser humano. É qualificação conquistada; ninguém nasce virtuoso, torna-se virtuoso. É exercitar valores numa aprendizagem bem dirigida e digerida pela vontade: eu quero, eu posso, eu desejo! É a busca livre e criativa da maturação e perfeição do ser humano. Despertar as qualidades que se tem, buscar qualidades que ainda não se tem e conquistá-las!

Veja a programa do curso, clique aqui.

Informações e inscrições para este curso:
Instituto Teológico Franciscano
Rua Coronel Veiga, 550, Petrópolis-RJ
Tel: (24)2243-9959
Email: secretaria@itf.org.br

 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Pagina visualizzata 1814 volte
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Roma - Italia
Questa pagina è anche attiva qui
Webmaster