Inizio > Attività culturali > 15/08/2011 Giovedì 18 aprile 2024
 

Entrevista sobre curso "A Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja"


 
 
 
Luogo:
Data: 15/08/2011
 
PUA

Entrevista | Frei Antônio Everaldo

 

Por Frei Marcel Freire da Silva, OFM

Nesta próxima terça-feira (16/08), começará no Instituto Teológico Franciscano em Petrópolis o Curso de Extensão: “A Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja”, coordenado pelo Frei Antônio Everaldo, OFM, que é doutor em Exegese Bíblica e professor de Sagrada Escritura na Faculdade de Teologia - ITF.

Com um curso bastante inusitado o ITF, neste segundo semestre de 2011, oferece as terças-feiras à noite o curso de extensão “A palavra de Deus na vida e na Missão da Igreja”. Os participantes terão oportunidade de ter uma boa introdução ao livro sagrado e de perceber sua atualidade. Nesta entrevista Frei Antônio Everaldo P. Marinho apresenta o curso.


Site ITF – Como surgiu a ideia deste curso de extensão?
Frei Everaldo: A ideia deste curso surgiu em reuniões feitas junto com alguns estudantes da Faculdade de Teologia - ITF, no primeiro semestre deste ano. A temática, desde o início, era a Palavra de Deus, codificada no livro da Bíblia. Como ponto de partida nós tomamos a Exortação Apostólica pós-Sinodal sobre a Palavra de Deus, intitulada Verbum Domini, que foi publicada em 2010. Portanto, bastante recente e que está servindo de referência para a ação evangelizadora da Igreja Católica, pois propõe a redescoberta da Palavra de Deus como fonte de constante renovação. Neste intuito, este curso foi dividido de tal forma que contempla tanto a formação do conjunto de livros sagrados, como as diversas interpretações.


Site ITF – Quais são as perspectivas para este curso?
Frei Everaldo: É um curso bastante inusitado, pois, além de trazer um pouco da base histórico-crítica que perpassa a Bíblia, portadora da Palavra de Deus, vai reportá-la ao nosso tempo, através da questão interpretativa nos primeiros séculos e na atualidade, tendo como referência a Exortação Apostólica Verbum Domini. Através deste curso, os participantes terão oportunidade de ter uma boa introdução ao livro da Bíblia e de perceber sua atualidade.


Site ITF – Por que este título: A Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja?
Frei Everaldo: Porque a primeira intenção era fazer um curso de Introdução à Bíblia. Ora, a Bíblia é portadora da Palavra de Deus. E viver e difundir a Palavra de Deus é missão da Igreja. Enquanto assim pensávamos, tínhamos em mão a Exortação Apostólica Verbum Domini, fruto do Sínodo dos Bispos de 2008. Ora, o subtítulo da Exortação – A Palavra de Deus de Deus na Vida e na Missão da Igreja – veio justamente ao encontro daquilo que tentávamos imaginar: Bíblia, Palavra de Deus, Missão da Igreja. Por isso, o título.


Site ITF – Como se desenvolverá o curso?
Frei Everaldo: A programação reserva um primeiro bloco ao Livro da Bíblia: seu contexto, sua origem, formação e inspiração. Os cinco primeiros temas serão apresentados e coordenados por professores do ITF, juntamente com estudantes do curso de graduação da Faculdade de Teologia, culminando com a abordagem da Exortação Apostólica Verbum Domini por Dom Filippo Santoro, bispo da diocese de Petrópolis-RJ. Em seguida, será oferecida uma oportunidade de dialogar com nossos irmãos da Igreja de Confissão Luterana do Brasil, com uma sede em Petrópolis, através do Pastor Elton Pothin. Num terceiro momento, o diálogo se estenderá às seguintes tradições não cristãs: com o judaísmo, através do Dr. Saul Stuart Gefter (diretor executivo da Sinagoga P’neiÓ), juntamente com uma estudante do curso de graduação do ITF; com a tradição muçulmana, através de Frei Volney J. Berkenbrock e do missionário Wassim Ahmad Zafar, da comunidade muçulmana Ahamdia do Brasil. Um quarto bloco diz respeito à interpretação da Bíblia nos primeiros séculos do cristianismo e na Igreja católica, hoje. Para este bloco, o curso contará novamente com a participação de professores do ITF e de estudantes do curso de graduação. No quinto momento, a temática abordada será a Palavra de Deus na Sagrada Liturgia. E, por último, será abordada a relação entre a Sagrada Escritura e algumas expressões artísticas.
Enfim, optou-se por um formato o mais amplo e abrangente possível, a fim de oferecer um curso aberto, com a participação de professores, estudantes e convidados especiais. Assim, será abordado de modo dialogal o centro da vida cristã, a Palavra de Deus.


Site ITF – No programa, consta a participação de diversos palestrantes, inclusive de outras religiões. Qual o objetivo ao incluir este aspecto?
Frei Everaldo: Justamente por causa da metodologia adotada para o curso e por este querer ser uma introdução abrangente, a participação de tradições cristãs e não cristãs é de suma importância, visto que devemos dialogar, inclusive com o diferente, para se poder, de forma coerente, anunciar a grande alegria que brota do encontro com a Palavra de Deus.


Site ITF – Em sua opinião, este curso elabora um conteúdo de interesse e relevância para a sociedade?
Frei Everaldo: Embora o curso se dirija àqueles que buscam aprofundar-se na Palavra de Deus e em sua relação com a vida e com a missão da Igreja católica, na verdade, ele pretende mais. Ele quer resgatar, recuperar, redescobrir e recordar a Palavra de Deus como fonte essencial e primeira pela qual toda a vida humana acontece. Por motivos históricos, às vezes, à Palavra Divina não foi dada a devida importância, ou ela foi tomada como um conjunto de livros sujeito a uma interpretação subjetiva. Mas, longe de qualquer extremismo, o curso se propõe uma ampla introdução à Bíblia e ao que brota e jorra desta fonte viva, que é a própria Palavra de Deus.
Portanto, convidamos todos os interessados para redescobrir o valor da Palavra Divina em nossa vida.

O curso terá início no dia 16 de agosto e acontecerá todas as terças-feiras, das 19h30 às 22h00.

Veja a programa do curso, clique aqui.

Informações e inscrições para este curso:
Instituto Teológico Franciscano
Rua Coronel Veiga, 550, Petrópolis-RJ
Tel: (24)2243-9959
Email: secretaria@itf.org.br


 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Pagina visualizzata 1777 volte
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Roma - Italia
Questa pagina è anche attiva qui
Webmaster