Inizio > Attività culturali > 24/08/2011 Venerdì 19 aprile 2024
 

Entrevista | Frei Jit Manuel - aluno do Master em Evangelização


 
 
 
Luogo:


Cronaca:
 
PUA
24/08/2011

 

Por Frei Rodrigo da Silva Santos, OFM

Petrópolis (RJ) – Frei Jit Manuel Castillo de La Cruz, frade franciscano (OFM) da Custódia Franciscana del Caribe Santa Maria de la Esperanza, com 37 anos, é um dos estudantes deste ano, do Master em Evangelização do Instituto Teológico Franciscano. Sua Custódia abrange Porto Rico, República Dominicana (de onde Frei Jit é natural) e Cuba. Antes de vir ao Brasil, era guardião (superior da fraternidade), mestre de postulantes (jovens vocacionados à vida consagrada) e pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário. Nesta entrevista, Frei Jit Manuel conta como está sendo sua experiência no Curso do Master.

Site ITF – Frei Jit Manuel, como Você foi escolhido dentre seus irmãos de Custódia para cursar o Master, no ITF?
Frei Jit Manuel: A Custódia se interessa e apoia este projeto da Ordem Franciscana, que é o Master em Evangelização e estimula os frades para que estudem. Minha vinda para o Curso foi uma coincidência entre meu querer e o da Custódia, pois eu desejava um aprofundamento nesta área tão desafiadora. Por ser um Curso mais breve, de poucos meses (8), é interessante para nossa Custódia enviar seus frades para cursá-lo, pois não somos muitos irmãos por lá e é difícil que alguém passa sair para estudos de longa duração.

Site ITF – Que avaliação Você faz, até o momento, do Master em Evangelização?
Frei Jit Manuel: Em geral, estou gostando. O Master está sendo uma ótima experiência. Por isso, farei propaganda junto a meus irmãos da Custódia. E o farei, principalmente, pela possibilidade de estudar e refletir com maior profundidade as práticas pastorais que o Curso proporciona, além de fundamentar e enriquecer o conhecimento em diversas áreas da evangelização e da pastoral. Os professores que mais me chamaram a atenção foram: Marcelo González, argentino, pela amplitude e atualidade de sua bibliografia. Ele trabalha com os Cenários Contemporâneos e percebi que ele expandiu meus horizontes de fontes bibliográficas; o Pe. Medoro de Oliveira, pela ótima sistematização de sua disciplina acadêmica, que oferece uma perspectiva bastante atual dos assuntos; e, por fim, Frei Volney Berkenbrock, pela atualidade do conteúdo e por sua mente aberta.
 
Site ITF – Que contribuição oferece o Master para sua prática pastoral?
Frei Jit Manuel: De maneira geral, o Curso me oferece a possibilidade de aprofundar mais esta temática. Por ser um tempo dedicado exclusivamente ao estudo, pode-se desenvolver uma melhor perspectiva das coisas. Esta perspectiva, para mim, seria a maior contribuição, ou seja, a de propiciar reflexão sobre nossa prática de evangelização. Muitas ideias vão surgindo no processo. Vou pensando em como colocá-las em prática, em meus trabalhos com a Leitura Orante da Palavra e os Círculos Bíblicos. Além disso, este estudo contribui para minha função de formador ou educador.

Site ITF – Além disso, o Master poderia oferecer alguma contribuição para a ação pastoral de sua Custódia?
Frei Jit Manuel: Queremos elaborar um projeto de evangelização para nossa Custódia. Ela se empenhou muito na formação e na pastoral vocacional, tendo dado menos ênfase na missão/evangelização. Agora, a ideia é dar maior destaque à missão neste próximo triênio, elaborando um projeto de evangelização custodial. Para isso, o Master pode ajudar.

Site ITF – Qual o tema que você escolheu para seu trabalho de conclusão?
Frei Jit Manuel: A Interculturalidade. Estamos vivendo uma mudança de época, uma mudança de paradigma, ou seja, uma mudança na forma de se ver o mundo, de pensar nossas questões. Este processo implica também uma mudança na forma de se fazer pastoral, pois ela está intimamente relacionada à corrente cultural pela qual estamos passando. A questão que tento desenvolver é a de propor uma tentativa de diálogo mais efetivo entre o processo evangelizador e as diversas culturas, superando nossa longa tradição colonial.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Pagina visualizzata 1697 volte
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Roma - Italia
Questa pagina è anche attiva qui
Webmaster