Inizio > Attività culturali > 03/07/2012 Venerdì 19 aprile 2024
 

“Os elementos fundamentais do espaço litúrgico para a celebração da missa”


 
 
 
Luogo:
Data: 03/07/2012
 
PUA

27/06/2012

Publicações | Livro
“Os elementos fundamentais do espaço litúrgico para a celebração da missa”

Petrópolis (RJ) – A editora Paulus lança a 3ª edição do livro “Os elementos fundamentais do espaço litúrgico para a celebração da missa”. Frei José Ariovaldo da Silva, professor de Liturgia no ITF, apresenta nesta obra a sentido teológico e da algumas orientações pastorais acerca dos elementos fundamentais do espaço liturgia na celebração eucarística.

Leia a introdução deste livro:

No primeiro milênio da era cristã, na liturgia romana, a presença real do Senhor ressuscitado era, de maneira geral, vivida e sentida na globalidade da celebração eucarística e na vida do dia a dia dos cristãos. E a própria organização do espaço celebrativo (das igrejas) refletia e expressava esta consciência e esta fé.

No segundo milênio, como resultado da explosão da devoção ao Santíssimo Sacramento a partir da Idade Média, a presença real do Senhor passou a ser centralizada praticamente só nas espécies eucarísticas (pão e vinho consagrados). As outras formas de presença real (Palavra proclamada, assembleia reunida, presidência da celebração) caíram no esquecimento, acabaram sendo excluídas da prática celebrativa da Eucaristia, o que acarretou mudanças significativas na organização do espaço das igrejas. A disposição interna do espaço deixou de ser um lugar de vivência comunitária do mistério celebrado, para se transformar num lugar mais apropriado para o povo apenas “assistir” à missa “do padre”, adorar a hóstia consagrada e, de vez em quando, fazer a “comunhão devocional”.

Com a Constituição Sacrosanctum Concilium sobre a Sagrada Liturgia, do Concílio Vaticano II, promulgada no dia 4/12/1963, a Igreja resgata a tradição mais antiga, do primeiro milênio, sobre a presença real do Senhor na globalidade da celebração eucarística. Cristo está realmente presente na Palavra proclamada, na assembleia reunida, na pessoa do sacerdote que preside e, sobretudo, nas espécies de pão e de vinho (cf. SC 7). Consequentemente, isso nos levou a repensar e redefinir também o espaço litúrgico para a celebração da Eucaristia. Em outras palavras, há que se resgata o sentido teológico e o valor pedagógico (pastoral) dos elementos fundamentais de um espaço litúrgico para a celebração da missa, a saber, o altar, a mesa da Palavra, o espaço da assembleia, e a cadeira da presidência, evocativos que são das mais significativas presenças reais do Senhor ressuscitado na missa.

Sobre estes quatro elementos é que nos ocupamos aqui, mostrando o seu sentido teológico e apresentando orientações pastorais. Sobre o altar, por ser o mais central dos elementos, dedicaremos três capítulos. Sobre os outros, dedicaremos um capítulo específico para cada um. Trata-se de reflexões já publicadas na revista Mundo e Missão (São Paulo), do Pontifício Instituto das Missões (PIME).

Nosso objetivo é ajudar nossos agentes de pastorais (ministros ordenados, leigos e leigas, religiosos e religiosas, engajados na pastoral litúrgica), sem excluir outros, é claro, a valorizar a disposição do espaço litúrgico para a celebração da missa segundo o espírito do Vaticano II, e assim contribuir para uma participação mais ativa, consciente, fácil, comunitário, frutuosa, interior, exterior, perfeita, plena, piedosa e orante do povo na divina Liturgia.

Que este livrinho possa, de fato, contribuir para que este grande sonho do concílio (o sonho da participação ativa) se torne cada vez mais realidade entre nós.

 

Quem é o autor?
Frei José Ariovaldo da Silva, frade franciscano, doutor em Liturgia, é professor de Liturgia em Petrópolis (RJ), Juiz de Fora (MG) e São Paulo. Autor de livros, artigos e estudos em várias revistas, assessora cursos, seminários e encontros de Liturgia.

Adquira este livro nas lojas da Paulus ou se preferir online, clique aqui.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Pagina visualizzata 1297 volte
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Roma - Italia
Questa pagina è anche attiva qui
Webmaster