Inizio > Attività culturali > 04/05/2010 Venerdì 19 aprile 2024
 

Missionário fala sobre experiência na Tailândia


 
 
 
Luogo:
Data: 04/05/2010
 
PUA

Frei Gustavo Wayand Medella, OFM

Frei Paulo César Magalhães Borges, OFM, foi missionário da Ordem dos Frades Menores na Tailândia por nove anos. De volta ao Brasil, esteve nesta quarta-feira, dia 28 de abril, no Instituto Teológico Franciscano, onde pôde – a convite de Frei Sinivaldo Tavares, Professor de Teologia Sistemática – compartilhar com os alunos alguns aspectos de sua experiência missionária naquele país asiático.

Frei Paulo chegou à Tailândia no dia 2 de setembro de 2001. Antes de embarcar para lá, passou por um período de estágio nos EUA, para aprimoramento do Inglês, e também morou na Fraternidade Internacional de Bruxelas, na Bélgica, onde se preparou para a missão. De acordo com o frade, a ida para Tailândia foi fruto de um sonho acalentado por ele desde o encontro com o Ministro Geral da época, Frei Giacomo Bini, que visitou Petrópolis no período em que Frei Paulo era estudante de Teologia. “Frei Giacomo Bini é uma figura muito carismática. Quando ele falou da missão na Tailândia, senti algo dentro de mim e resolvi manifestar meu desejo. O Ministro Geral acolheu meu pedido, e me respondeu com uma carta na qual indicava os passos que eu deveria seguir até me tornar missionário naquele país”, explicou.

O principal trabalho desempenhado por Frei Paulo Borges na missão foi o cuidado com pacientes em estado terminal portadores do vírus HIV. “Eu atuava no cuidado deles e dei tudo de mim para que a vida daquelas pessoas fosse resgatada”, confidenciou Frei Paulo, que mais tarde se tornou diretor do centro onde atuou, denominado Casa Santa Clara.

Outro tema abordado pelo religioso foi o esforço para se adaptar à cultura do país e também para conseguir um nível de diálogo com as outras práticas religiosas. Segundo Frei Paulo, dos 67 milhões de habitantes da Tailândia, 95% são budistas e apenas 170 mil são católicos batizados. “Sempre procurei olhar tudo com o ocular de Deus, tentando enxergar Jesus em cada irmão de outra tradição religiosa”, contou.

Frei Paulo Borges agora está transferido para Colatina-ES. Confessa que sente falta do trabalho e da vida na Tailândia, mas, por outro lado, se diz com “muita garra” para assumir esta nova missão que a Província lhe confere. Atualmente, a Fundação Franciscana da Tailândia conta com sete frades e Profissão Solene, quatro professos temporários e dois noviços.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Pagina visualizzata 1974 volte
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Roma - Italia
Questa pagina è anche attiva qui
Webmaster