Inizio > Attività culturali > 07/12/2010 Giovedì 25 aprile 2024
 

PUA/ITF: Alunos são avaliados no exame de Bacharelado


 
 
 
Luogo:
Data: 07/12/2010
 
PUA

Por Frei Rodrigo da Silva Santos

Os alunos do último ano do Curso de Teologia do Instituto Teológico Franciscano  (ITF), de Petrópolis (RJ), foram avaliados por uma banca de professores do Instituto na apresentação de suas monografias. São eles: Frei Alessandro D. do Nascimento, Frei Gilson Kammer e Frei Gustavo W. Medella.

Além desta avaliação, os alunos também foram avaliados pela Pontificia Università Antonianum, entidade à qual o Instituto é afiliado. Neste teste, os alunos elegem nove temas estudados no decorrer de todo o curso nas mais diversas disciplinas, e os professores elegem outros nove temas. Assim, destes 18 assuntos eleitos nesta seleção prévia, os alunos dissertam acerca de seis, eleitos por sorteio.

Quanto aos trabalhos monográficos, conheça os assuntos aprofundados a partir deste breve resumo de cada um deles:

Aluno: Frei Alessandro Dias do Nascimento, OFM.
Título: Seguimento de Jesus Cristo: humildade solidária.
Banca examinadora: Prof. Frei Ludovico Garmus (orientador)
Tema: Aspectos cristológicos e antropológicos do hino Fl 2,5-11 para o seguimento de Jesus Cristo na vida do cristão de hoje. “Cultivai entre vós os mesmos sentimentos que haviam em Cristo Jesus”(Fl 2,5). Com essa exortação, Paulo incentiva os cristãos de Filipos a seguirem o exemplo de humildade do Filho de Deus. Há diversas formas de interpretação do hino cristológico Fl 2,6-11 que, embora distintas, transparecem um mesmo fio condutor – o seguimento do Cristo Kenótico como base da vivência da fé cristã –, ao mesmo tempo em que nos fornecem um rico instrumento para a reflexão de nossa práxis cristã hoje. A exortação do apóstolo é, pois, um despertar para uma atitude fundamental da vida cristã, ou seja, a humildade solidária.

Aluno: Frei Gilson Kammer, OFM.
Título: A Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo: amor de Deus para com a humanidade.
Banca examinadora: Prof. Frei Celso Márcio Teixeira (orientador)
Prof. Frei Elói Dionísio Piva (convidado)
Tema: No Mistério da Encarnação, Deus se doa à humanidade na frágil aparência de uma criança, mas é nesta fragilidade que habita toda a segurança que buscamos em Deus e é por isso que este ato de amor chama a nossa atenção. São Francisco conseguiu compreender e viver este mistério de maneira tão radical, que se fez próximo de Cristo, aproximando-se em primeiro lugar da humanidade. Deus amou a humanidade como servidor na pessoa de Jesus, que pela Encarnação mostrou total desprendimento para o serviço que Deus precisa fazer por meio dele.

Aluno: Frei Gustavo Wayand Medella, OFM.
Título: Comunicação: acenos a partir de um diálogo entre teoria e Teologia.
Banca examinadora: Profª. Cecília Vaz Castilho (orientadora)
Prof. João Fernandes Reinert (convidado)
Tema: A tentativa deste trabalho é, modestamente, lançar os olhos sobre o diálogo entre Teoria e Teologia da Comunicação. O esforço desta pesquisa é buscar alguns elementos de convergência entre os dois exercícios (teóricos e teológicos) realizados em torno da comunicação. Faz parte ainda desta pequena empreitada o apontamento de algumas pistas pastorais decorrentes da referida reflexão. Há um “sobrevoo” sobre algumas entre as principais vertentes da Teoria da Comunicação surgidas no decorrer da história da disciplina, para depois se ocupar mais especificamente da Teologia da Comunicação. Na esteira, principalmente da Teologia da Comunicação que, em sua incipiência, ainda palmeia o “caminho das pedras”, as reflexões aqui contidas têm o objetivo principal de se debruçar, humildemente, sobre alguns pequenos passos até aqui empreendidos neste itinerário que se encontra em fase de construção inicial

 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Pagina visualizzata 2281 volte
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Roma - Italia
Questa pagina è anche attiva qui
Webmaster