Inizio > Attività culturali > 29/06/2011 Sabato 20 aprile 2024
 

ITF renova afiliação com a PUA


 
 
 
Luogo:
Data: 29/06/2011
 
PUA

ITF renova afiliação com a PUA

Decreto da Congregação para a Educação Católica aprova a renovação da Afiliação do ITF à Pontifícia Universidade Antonianum

Por Frei Sandro Roberto da Costa, OFM (Diretor do ITF)

Petrópolis (RJ) – No ano de 1998, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e os professores do Instituto Teológico Franciscano davam os primeiros passos para pleitear a Afiliação junto ao Pontifício Ateneo Antonianum. Depois de um longo e bem sucedido processo, no dia 14 de março de 2006, o Instituto recebia, da Congregação para a Educação Católica, o Decreto de Afiliação.

Esta primeira afiliação foi concedida, como é de praxe, por cinco anos. Neste espaço de tempo, muitas mudanças aconteceram. O então Pontifício Ateneo transformou-se na Pontifícia Università Antonianum. Quanto ao Instituto Teológico Franciscano, além de ter consolidado as iniciativas acadêmicas então em andamento, graças à parceria com o Antonianum, representada pela Afiliação, novas possibilidades e perspectivas se abriram. Em 2010, às vésperas de completar-se o ciclo de cinco anos da Afiliação, enviamos a Roma toda a documentação requerida, com o objetivo de pleitearmos a renovação da Afiliação. No dia 27 de abril de 2011 a Congregação para a Educação Católica aprovou a renovação da Afiliação, por mais cinco anos.  

Neste ano de 2011 o Instituto Teológico Franciscano completa 115 anos de existência. É uma história centenária, rica naquilo que produziu em termos de vida acadêmica, humana e de serviços prestados à sociedade, à Igreja e à Ordem. A renovação da afiliação do ITF à Pontifícia Universidade Antonianum, uma instituição de renome internacional, significa maior responsabilidade na continuação de um constante processo de busca por melhores resultados, no que tange aos objetivos propostos pela instituição. Ao mesmo tempo, sinaliza e desafia para uma contínua atualização acadêmica, didática e pedagógica, empregando todos os meios aptos a possibilitar um ensino teológico eficiente, qualificado e coerente com os princípios que professamos. A renovação da Afiliação à Pontifícia Universidade Antonianum vem contribuir, em muito, para a consolidação destes propósitos.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Pagina visualizzata 2240 volte
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Roma - Italia
Questa pagina è anche attiva qui
Webmaster