Inizio > Attività culturali > 16/08/2011 Venerdì 29 marzo 2024
 

ITF dá início ao Curso sobre a Sagrada Escritura


 
 
 
Luogo:


Cronaca:
 
PUA

 


Por Frei Rodrigo da Silva Santos, OFM

Petrópolis (RJ) – O Instituto Teológico Franciscano deu início, na noite desta terça-feira (16/08), ao Curso sobre A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja, com o tema: Terra Santa e Bíblia Sagrada. Frei Antônio Everaldo P. Marinho* e Frei Rodrigo da Silva Santos* apresentaram uma Introdução à Sagrada Escritura.

Nesta introdução foram abordados temas básicos relacionados à Bíblia, como: origem da denominação “Bíblia” e a relação com a textura material utilizada: o papiro, o porquê da existência de dois Testamentos e sua interrelação, problemática da leitura fundamentalista e apresentação de diversas edições da Bíblia, aconselhando quais são as mais indicadas para um estudo aprofundado dos textos sagrados.

Destacou-se que é à luz do Antigo Testamento que o Novo entende a vida, a morte e a glorificação de Jesus (1Cor 15,3-4). Por outro lado o Novo convida a ler o Antigo à luz de Jesus Cristo (Lc 24,45). É necessário tomar distância de uma leitura ao pé da letra (fundamentalista), a fim de se conhecer o contexto histórico em que a Bíblia foi redigida e assim levar em a mediação humana do texto inspirado.

Na segunda parte desta noite, os olhos dos participantes se encheram de luz com a apresentação através de mapas e fotos sobre a Terra Santa. Destacando e contextualizando os locais onde se passaram os fatos narrados na Bíblia, as cidades mais famosas e as igrejas cristãs construídas nos lugares santos, pode-se entender melhor a mediação humana nos escritos bíblicos. Uma verdadeira viagem pela Terra Prometida e pelos lugares onde Jesus viveu e por onde caminhou.

Este primeiro tema será seguido por outros, igualmente interessantes, relacionados à Sagrada Escritura, que darão continuidade à proposta do Curso. Frei Ludovico Garmus, doutor em Exegese falará no próximo encontro (23/08) sobre Bíblia Judaica e formação do Cânon, não perca às 19h30.

Acompanhe esta jornada!

 

* Frei Antônio Everaldo P. Marinho é doutor em Exegese Bíblica e professor de Sagrada Escritura na Faculdade de Teologia – ITF.
* Frei Rodrigo da Silva Santos é frade franciscano, graduado em Filosofia e estudante do Curso de Teologia – ITF.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Pagina visualizzata 1606 volte
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Roma - Italia
Questa pagina è anche attiva qui
Webmaster