Inizio > Attività culturali > 27/08/2011 Venerdì 19 aprile 2024
 

Congresso se propõe a acolher novos cenários e discernir suas interpelações


 
 
 
Luogo:
Data: 27/08/2011
 
PUA
27/08/2011 - Apresentação da Programação

 

Congresso se propõe a acolher novos cenários e discernir suas interpelações


Por Frei Sinivaldo Tavares, OFM


    O Congresso Internacional Evangelização em diálogo: novos cenários desde o paradigma ecológico foi pensado como um processo orgânico composto por quatro momentos: uma conferência inaugural, dois painéis interdisciplinares, vários workshops temáticos e uma sessão conclusiva.

    Nosso Congresso se propõe a acolher novos cenários e discernir suas interpelações desde o paradigma ecológico. Pensou-se, portanto, em uma conferência inaugural, em que se possa delinear o “novo paradigma ecológico”. Com isso, pretende-se, de início, tecer a tela de fundo de nossas reflexões acerca da evangelização no mundo de hoje.

    Dentre as muitas questões que caracterizam “nossa época”, privilegiamos duas que serão aprofundadas em dois painéis interdisciplinares: 1) Evangelização e mundo urbano; 2) Evangelização e novas tecnologias. No primeiro painel, contaremos com a participação dos professores: Henri Acselrad e João Batista Libanio. Professor Associado do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ), Henri Acselrad abordará a complexa questão da sustentabilidade das cidades. Em seguida, o teólogo e escritor João Batista Libanio tratará dos desafios que os conglomerados urbanos põem à teologia e à pastoral.

    No painel dedicado ao tema da evangelização e novas tecnologias, contaremos com a presença de três professores: Erick Felinto de Oliveira, Martín Carbajo Nuñez e Manuel Anaut. Professor na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Erick Felinto discorrerá sobre o tema das novas tecnologias e mutação antropológica. Martin Carbajo, professor de Teologia Moral na Pontifícia Universidade Antonianum (Roma) abordará a questão da Ética e mundo virtual e, por fim, Manuel Anaut, professor de Teologia na Universidade dos Jesuítas, na Cidade do México, aprofundará a complexa questão das incidências antropológico-culturais das novas tecnologias.

    Além desses dois painéis interdisciplinares, foram programados sete workshops dedicados a temáticas específicas. Esses workshops foram pensados em função de duas preocupações fundamentais: ampliar o leque de temas e propiciar uma metodologia mais interativa. Cada participante elegerá um único workshop, uma vez que serão simultâneos. Contando com um número restrito de participantes e se estendendo ao longo dos três dias do congresso, cada workshop propiciará um maior aprofundamento do tema mediante a utilização de metodologias interativas.

    O Congresso se concluirá com uma sessão destinada a recolher seus frutos imediatos.  Essa sessão recebeu o sugestivo nome de “Itinerários”. Um dos objetivos do Congresso é precisamente sugerir novos itinerários teológico-pastorais.  Para tal fim, constituiu-se uma equipe composta por três teólogos: Luiz Carlos Susin, Delir Brunelli e Jit Manuel Castillo de la Cruz. Essa equipe terá a incumbência de propor, a partir das reflexões produzidas nos painéis e workshops, eventuais itinerários que serão, nessa sessão de encerramento, discutidos e avaliados por todos os participantes.

 


Participe do Congresso Internacional
“EVANGELIZAÇÃO EM DIÁLOGO”
NOVOS CENÁRIOS DESDE O PARADIGMA ECOLÓGICO


Inscrições até 30 de AGOSTO, clique aqui e faça já a sua INSCRIÇÃO.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Pagina visualizzata 1655 volte
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Roma - Italia
Questa pagina è anche attiva qui
Webmaster