Inizio > Attività culturali > 23/08/2011 Giovedì 28 marzo 2024
 

Curso de Extensão | "Bíblia Judáica e Formação do Cânon"


 
 
 
Luogo:


Cronaca:
 
PUA
23/08/2011

 

 

Por Frei Rodrigo da Silva Santos, OFM


Petrópolis (RJ) – O Curso de Extensão "A Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja" em seu segundo encontro contou com a maestria do doutor em Exegese Bíblica, Frei Ludovico Garmus, que, sob o tema: "Bíblia Judaica e a formação do cânon", abordou a formação do livro Sagrado desde sua origem até a Bíblia que possuímos hoje.
 
Frei Ludovico partiu da seguinte pergunta: o que teria sido necessário, segundo os judeus, para que um livro bíblico tivesse sido considerado "revelado pelo Senhor" e, assim, fosse incluído entre os textos sagrados? Em resposta, disse ele, que o livro deveria contemplar as imagens de Deus condizentes com o modo religioso judaico e representar sua fé e seus costumes; só então poderia ser lido nas sinagogas.

A história da elaboração do cânon judaico, por seu turno, está intimamente ligada à fé do povo judaico na presença e na ação de Deus em sua história, desde sua formação inicial, passando pelo Êxodo, até a Terra Prometida, incluídos, pois, suas lutas, vitórias, derrotas, períodos de exílio e retorno à terra. Atendendo a estes requisitos, aos poucos, a Bíblia Judaica foi sendo estruturada em suas três grandes partes: a Lei (Torá – Pentateuco), os Profetas (Nebî'ím) e os Escritos (Ketûbîm). Ela só contém os livros escritos em hebraico e em aramaico, excluindo os chamados livros deuterocanônicos: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc e 1-2 Macabeus.

 

*Frei Ludovico Garmus, religioso franciscano, é doutor em Exegese Bíblica, coordenou a nova tradução da Bíblia Vozes, é o editor responsável pela revista “Estudos Bíblicos” e leciona Sagrada Escritura na Faculdade de Teologia do ITF.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Pagina visualizzata 1559 volte
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Roma - Italia
Questa pagina è anche attiva qui
Webmaster