Inizio > Attività culturali > 02/05/2012 Venerdì 26 aprile 2024
 

Curso de Música Litúrgica a todo vapor no ITF


 
 
 
Luogo:
Data: 02/05/2012
 
PUA

02/04/2012

Curso de Música Litúrgica a todo vapor no ITF

Por Frei Marcel Freire da Silva, OFM.

Petrópolis (RJ) – Todas as terças e quintas-feiras à noite, os cursos de extensão do ITF reúnem professores e alunos, partilhando e buscando aprofundamentos e conhecimentos.

Neste ano, uma das promissoras novidades está por conta do curso de Música Litúrgica, freqüentado por 36 participantes. Nas terças-feiras, das 19h30 às 20h45, Frei Marcos Antônio de Andrade partilha conhecimento e reflexão em torno da relação entre Liturgia e Teologia; e, das 21h até 22h, o maestro Carlos E. Fecher ensaia técnicas de canto Coral. Nas quintas-feiras, nos mesmos horários e respectivamente, estuda-se teoria musical com o maestro Antônio Gastão e ensaiam-se práticas de canto Coral com o maestro Marco Aurélio Lischt dos Santos.

Mesmo em seus primeiros passos, o curso já produz bons resultados. Segundo os cursistas, o conteúdo e a metodologia surpreendem e agradam. Ademais, o tema geral – Música e Liturgia – é apresentado sob diversos enfoques. Para isso, além da Equipe coordenadora, conta-se com a colaboração dos professores Frei José Ariovaldo da Silva e Frei Alberto Beckhäuser, tendo este, em sua última contribuição, feito uma bela introdução ao Canto Gregoriano.

Como intuído e a partir dos resultados que estão sendo obtidos neste primeiro semestre, o curso abre mais horizontes para o ITF. Assim, a Comissão organizadora pretende ampliá-lo, transformando-o, no próximo ano, num curso de pós-graduação Lato Sensu. Portanto, boas perspectivas para Música Litúrgica no ITF.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Pagina visualizzata 1496 volte
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Roma - Italia
Questa pagina è anche attiva qui
Webmaster