Inizio > Attività culturali > 20/06/2012 Venerdì 19 aprile 2024
 

Livro: “Sofrimento psíquico dos Presbíteros – dor institucional”


 
 
 
Luogo:
Data: 20/06/2012
 
PUA

18/06/2012

“Sofrimento psíquico dos Presbíteros – dor institucional”


Petrópolis (RJ) – Editora Vozes, PUC Minas e Vicariato Agostiniano – Nossa Senhora da Consolação Brasil, lançam a obra “Sofrimento psíquico dos Presbíteros – dor institucional”, escrita por Wiliam Cesar Castilho Pereira. Leia a apresentação que a Irmã Maria Lourde Urban faz sobre esta literatura.

“Sofrimento psíquico dos presbíteros – Dor institucional é fruto de um trabalho pautado por metodologia científica de pesquisa de campo, com fundamentação teórica e acompanhado pela coleta de dados, observação e análise qualitativa durante 15 anos. Estão no divã do analista institucional não o sujeito individual, mas, sobretudo, a Instituição Igreja, convocada a se analisar e elaborar novos caminhos.

As feridas dos consagrados à evangelização foram abertas e purgadas. Chamam-se depressão, cansaço, desilusão, estresse, angústia, tristeza, enjoo existencial e solidão. As dezenas de “confissões” retratam a pequenez e a grandeza humana, bem como a Igreja Institucional. O autor usou algumas chaves de leitura para desencadear essa análise: a espiritualidade, o carisma, a vocação, o poder, a cultura, a sexualidade, o dinheiro, a pastoral, as relações familiares, a mídia e as gerações. Vários saberes foram convocados para construção analítica: a teologia, a sociologia, a antropologia, a política, a linguística, a psicanálise e as teorias da análise institucional.

Reler a história da Igreja e da vida religiosa consagrada à luz de vários saberes traz à tona verdades subjacentes. É gratificante ver como um leitor consciente, profissional e amante da Igreja faz a análise dos fatos e ejeta a Igreja para uma ação mais corajosa.

Esta é uma obra para todos os que trabalham com formação inicial e permanente na Igreja: aspirantes ao sacerdócio ou à vida religiosa consagrada, sacerdotes, religiosos, consagradas. É um livro que recomendo a todos que estão interessados em sentar na cadeira da autoanálise e da autogestão e fortalecer uma nova opção de ser Igreja.”

 

Quem é o autor?
William Cesar Castilho Pereira, mineiro, estudou Psicologia e é doutor pela UFRJ. Atua há vários anos como professor da PUC Minas e docente-convidado da Faculdade dos Jesuítas (Faje). É assessor da Pastoral Presbiteral da Arquidiocese de Belo Horizonte, psicólogo clínico, assessor em trabalhos comunitários e analista institucional. Escreveu vários livros publicados pela Editora Vozes.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Pagina visualizzata 1399 volte
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Roma - Italia
Questa pagina è anche attiva qui
Webmaster