Inizio > Attività culturali > 03/07/2012 Venerdì 29 marzo 2024
 

Estudantes do ITF participam da Cúpula dos Povos


 
 
 
Luogo:


Cronaca:
 
PUA
Secretaria Instalações links Fale Conosco

BUSCA

21/06/2012

Estudantes do ITF participam da Cúpula dos Povos


Por Frei Marcel Freire

Petrópolis (RJ) – No dia 19 de junho, estudantes do ITF, juntamente com o professor Frei Antônio Everaldo Palubiack Marinho, participaram da Cúpula dos Povos – Rio+20, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 23 de junho. Este foi um evento que aconteceu paralelamente à Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (20 anos após a Conferência de 1992), que trouxe à tona questões como a da “economia verde”, no contexto do desenvolvimento sustentável, da erradicação da pobreza e da estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

Na parte da manhã, foi feita a visita à exposição “://HUMANIDADE2012”, que aconteceu de 11 a 22 de junho. Ela foi promovida por várias instituições e quis realçar o importante papel que o Brasil exerce, hoje, como um dos líderes globais no debate sobre o desenvolvimento sustentável. Levantada no forte de Copacabana, a estrutura da exposição abrigava formas arquitetônicas impactantes ao visitante, lembrando como os conceitos trabalhados na Rio+20 são imprescindíveis e, ao mesmo tempo, simples. Neste trabalho, a cenógrafa Bia Lessa priorizou a ideia de que o sustentável é simples. E que, em assim sendo, todos os materiais utilizados, dos andaimes aos tapumes, e até o lixo produzido pela exposição seriam reaproveitados no final da Conferência.

No período da tarde visitou-se a “Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental”, promovida pelo Comitê Facilitador da Sociedade Civil Brasileira para a Rio+20 (CFSC). Este evento aconteceu no Aterro do Flamengo, paralelamente à Conferência oficial. Nesta tarde estava prevista a primeira “Assembleia dos povos” em que se discutiria o tema: “causas estruturais e falsas soluções”. Segundo o Site oficial, são três Assembleias dos povos que caminham sobre três pilares do evento: denunciar as causas da crise socioambiental, apresentar soluções práticas e fortalecer movimentos sociais do Brasil e do mundo. Oficialmente, a Cúpula dos Povos se organizada e se apresenta de acordo com seu próprio intuito.

A partir desta participação os estudantes do ITF se perguntam: “Serão necessários +20 anos para que os povos se concentrem na urgência de salvaguardar o meio ambiente?”

Veja as imagens e saiba mais sobre a exposição “://HUMANIDADE2012”, acessando o Site: www.humanidade2012.net

Acesse também o Site da Cúpula dos Povos – www.cupuladospovos.org.br

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Pagina visualizzata 1281 volte
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Roma - Italia
Questa pagina è anche attiva qui
Webmaster