Inizio > Attività culturali > 03/07/2012 Venerdì 29 marzo 2024
 

2º Encontro Vocacional Franciscano ocorre em Petrópolis


 
 
 
Luogo:
Data: 03/07/2012
 
PUA

25/06/2012

2º Encontro Vocacional Franciscano ocorre em Petrópolis

Por Frei Rodrigo dos Santos

Petrópolis (RJ) – Aconteceu neste último fim de semana, entre os dias 22 a 24 de junho, no Convento do Sagrado Coração de Jesus (Petrópolis-RJ), o segundo Encontro Vocacional de nossa Província, reunindo jovens provindos das fraternidades dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Participaram do encontro 10 jovens, com idades entre 15 e 35 anos e, além deles, 2 jovens aspirantes, que já haviam manifestado seu desejo de ingresso na vida franciscana e passaram este primeiro semestre fazendo uma experiência de vida com os frades da Baixada Fluminense, em uma Fraternidade de Acolhimento Vocacional.

O encontro dedicou-se a apresentar, de forma dialogada, o que é de fato a vocação que cada batizado recebeu. A partir de vídeos e apresentações, os jovens puderam se confrontar e discernir sua própria vida com aquilo que é a proposta franciscana de seguir o Cristo pobre, humilde e crucificado. Isso já foi possível desde o início do encontro, quando cada um pôde contar um pouco de sua história vocacional, os momentos marcantes que conduziram cada um àquele momento forte de sua caminhada,

Na tarde do sábado, todos foram visitar a Fraternidade Nossa Sra. de Guadalupe, uma pequena fraternidade que está inserida em uma comunidade carente de Petrópolis. Os frades acolheram os vocacionados, partilharam um pouco de sua experiência de inclusão naquela realidade e, também importante, um belo café oferecido a todos. Momento de convívio fraterno e alegria do encontro dos irmãos!

Momentos de oração também marcaram o encontro, como a devoção mariana diante do ponto turístico petropolitano Trono de Fátima, a adoração eucarística vocacional e a participação da oração da Liturgia das Horas com os frades do convento, cuja experiência os jovens ressaltaram ter sido muito positiva.

Que o Espírito de Deus continue a suscitar novas vocações para sua messe, e que cultive a perseverança nestes jovens que sentiram a vontade de Deus se manifestando e buscam discernir para onde o Espírito os conduz. Que São Francisco e Clara de Assis interceda por cada um deles!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Pagina visualizzata 1194 volte
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Roma - Italia
Questa pagina è anche attiva qui
Webmaster