Inizio > Attività culturali > 03/07/2012 Venerdì 26 aprile 2024
 

Alegria no Arraial do ITF


 
 
 
Luogo:
Data: 03/07/2012
 
PUA

25/06/2012

Alegria no Arraial do ITF

Por Thereza Diehl, especial para este Site

Petrópolis (RJ) - Na noite de sexta-feira (22/06) aconteceu a Festa Junina no ITF. Este, como num passe de mágica, tornou-se um lindo Arraial. Estava harmoniosamente decorado, lindo! Bambu, bandeirinhas coloridas, fogueira e o charme das velas no jardim. Mesa farta: canjica, creme de ervilhas, cachorro-quente, bolos, doces, quentão, refrigerante e chocolate quente. Aromas, sabores, perfumes, música, dança de roda...

Os frades nos receberam com aquele espírito franciscano de acolhida que só os freis sabem fazer. Muita beleza, harmonia e sorriso. A alegria dos convidados e dos frades foi tornando a festa muito linda. Havia muitas crianças, muitos adolescentes e muitos adultos. E o espírito da criança dominou a todos.

Sob o comando do Tio Leo e seu fiel assistente, o Nabi (Grupo Alegria de animação infantil), divertiu-nos muito. Tio Leo decorou as mãos e os braços das crianças e dos adultos com inúmeras borboletas, corações, flores, golfinho e bandeira do Brasil. Ainda teve trem da alegria, dança do chapéu, dança das cadeiras, danças coreografadas, estouro de bolas de ar. A gritaria fez parte do grande jogo entre meninos e meninas. A disputa foi realizada com muita vontade e energia. Muitos prêmios foram distribuídos e a alegria transbordava da criançada.

Mais tarde aconteceu a apresentação de Dança Countrydas meninas do Curso de Inglês da Paróquia do São Sebastião, de Petrópolis (Grupo: Time to make friends). O grupo foi coreografado pela sua professora, amiga e mãe, a Carmen, da OFS da Fraternidade Nossa Senhora dos Anjos. A delicadeza, a beleza e a dança encantaram a todos!

Um momento muito forte foi a bênção da Fogueira, dirigida por Frei Ludovico Garmus. Frei Neuzimar Santana Campos e Silva proclamou com todo o seu coração parte do “Cântico das Criaturas” que reza:

“Louvado sejas, ó meu Senhor,
pelo irmão Fogo,
pelo qual alumias a noite:
e ele é belo, e jucundo, e robusto e forte”!

Diante do calor da fogueira, da lembrança de Francisco de Assis, a festa toma outro significado. Estarmos entre irmãos e irmãs e a lembrança da escolha de um caminho de valores muito elevados feita por São João, Santo Antônio e São Pedro trouxeram mais brilho para a festa. A fogueira levou as nossas preces ao alto e a criançada participou com toda sua alegria, gritando com Frei Ludovico: “Viva São João!” Céu e Terra se encontraram na alegria!

A festa terminou com a dança da quadrilha, divertidíssima! E com Tio Leo e seu fiel assistente distribuindo lembranças e balões. Muitos abraços e beijos fizeram parte da despedida.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Pagina visualizzata 2972 volte
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Roma - Italia
Questa pagina è anche attiva qui
Webmaster