Inizio > Attività culturali > 24/05/2010 Martedì 23 aprile 2024
 

Curso de formação para leitores e salmistas: aula prática


 
 
 
Luogo:
Data: 24/05/2010
 
PUA
 

Frei Marcos R. Ferreira

Petrópolis (RJ) - Uma das características do curso, promovido neste primeiro semestre pelo ITF, é a qualificação dos atuais e futuros leitores e salmistas, a serviço do Povo de Deus na ação litúrgica, para proporcionar o mais perfeito saborear da Palavra de Deus. Dando continuidade às atividades iniciadas em março, desde o dia 06 de maio, os encontros formativos estão sendo desenvolvidos nas capelas e comunidades da Paróquia Santa Clara.

Neste quinta feira, 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima, o encontro, marcado pela Celebração Eucarística, foi realizado na Comunidade Bom Jesus (Bairro Dr. Thouzet). Frei José Ariovaldo, orientador do curso, juntamente com as lideranças da comunidade e estudantes, preparou o ambiente e acolheu os que chegavam; treinando a Leitura dos Atos dos Apóstolos (18, 1-8), como se estivessem na sala de uma casa, contando e conversando sobre aqueles acontecimentos e ensaiando melodia para o salmo do dia.

Após a Celebração Eucarística a comunidade ofereceu um lanche bem acolhedor. Aproveitando a oportunidade, houve também o convite para o jantar dançante, marcado para o dia 22 de maio naquela comunidade. Após o lanche, Frei Ariovaldo fez apontamentos referentes aos elementos constitutivos da celebração (ato penitencial, valorização do corpo na Liturgia, boa entonação para proclamar as leituras, aclamações e respostas.

Por ser um dia dedicado a memória de Nossa Senhora, ressaltou-se a grande importância de Maria, por ser a Mãe do Filho de Deus aquela que disse sim, em tudo, da dor à alegria, ficando triste, mas transformando a tristeza em alegria com a Ressurreição de seu Filho e Senhor Nosso Jesus Cristo.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Pagina visualizzata 1951 volte
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Roma - Italia
Questa pagina è anche attiva qui
Webmaster