Inizio > Attività culturali > 18/11/2010 Venerdì 26 aprile 2024
 

Curso Espiritualidade, Ecologia e Educação tem inscrições abertas


 
 
 
Luogo:
Data: 18/11/2010
 
PUA

Por Moacir Beggo
O Instituto Teológico Franciscano, em Petrópolis, abriu inscrições para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu “Espiritualidade, Ecologia e Educação – uma abordagem transdisciplinar”. As vagas são limitadas e o prazo para fazer a inscrição é até o dia 15 de dezembro. O curso terá a duração de dois anos (360 horas/aula), sendo que a primeira etapa será realizada de 10 a 29 de janeiro do próximo ano; a segunda etapa, de 9 a 28 de janeiro de 2012 e a última etapa, de 8 a 26 de janeiro de 2013.

Segundo o coordenador do curso, o teólogo e professor do ITF, Frei Sinivaldo Silva Tavares, embora existam vários cursos que se ocupam da questão ambiental, faltava uma abordagem dessas três áreas do conhecimento – a Espiritualidade, a Ecologia e a Educação –, interconectando-as mediante um viés inter e transdisciplinar. "Acredito que ainda hoje o nosso Curso é o único, em nível de pós-graduação, que se proponha esta abordagem. Seu diferencial consiste na articulação entre as dimensões constitutivas da Ecologia concebida como novo paradigma, a saber: a ecologia ambiental, a ecologia social, a ecologia mental e a ecologia integral/espiritual", explica Frei Sinivaldo.

Além de aulas expositivas, serão oferecidas oficinas temáticas (workshops). Tanto as aulas quanto as oficinas acontecerão de segunda a sexta-feira (7 aulas cada dia: 4 de manhã e 3 à tarde). Aos sábados, serão programadas visitas a experiências ecológicas alternativas.

O quadro de professores é formado por: Dr. Inácio Neutzling (Unisinos); Dr. José Augusto Pádua (UFRJ), Dr. Ludovico Garmus (ITF), Dr. Luís Carlos Susin (PUC-RS); Ms. Maristela Barenco C. de Mello (UERJ); Dr. Pedro Demo (Unb); Dr. Sinivaldo S. Tavares (ITF); Ms. Valesca B. B. Fernandes (C. Mendes/Estácio) e Ms. Vitório Mazzuco (ITF).

"A realização deste curso vem ao encontro de uma preocupação: acolher as urgentes interpelações que provêm da questão ecológica, concebendo-as não apenas como um problema grave a ser debelado, mas, sobretudo, como ocasião propícia para o resgate e o cultivo do Cuidado pela Vida, atitude típica de nossa tradição cristã e franciscana. O diferencial do nosso Curso consiste propriamente na abordagem crítica de questões oriundas do novo paradigma ecológico, acolhendo-as como permanente estímulo à construção de relações que fomentem o cuidado pela Vida. Daí o nome dado ao Curso: 'Aprendendo a cuidar da Vida!'", explica Frei Sinivaldo, que frade da Fundação de Nossa Senhora de Fátima (MG).

Segundo Frei Sinivaldo, ainda é significativo o número daqueles cristãos, inclusive franciscanos, que relutam em admitir a gravidade e urgência do problema da degradação do Planeta. “Estou profundamente convencido de que, enquanto cristãos e franciscanos, jamais poderemos nos sentir desobrigados da participação no amplo debate acerca das questões cruciais do ‘nosso tempo’: a dignidade inalienável do ser humano, a justiça, participação e inclusão sociais e, enfim, o destino de nosso planeta”.

Informações no Instituto Teológico Franciscano, que fica na Rua Coronel Veiga, 550, em Petrópolis - RJ - CEP: 25655-151.
Tel.: (24) 2243 -9959 e Fax: (24) 2231- 6409
Email: secretaria@itf.org.br

 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Pagina visualizzata 1880 volte
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Roma - Italia
Questa pagina è anche attiva qui
Webmaster