Inizio > Attività culturali > 30/03/2011 Venerdì 29 marzo 2024
 

Palestra no ITF aborda o tema: "Comer, sorrir, beijar e falar"


 
 
 
Luogo:
Data: 30/03/2011
 
PUA

Por Frei Rodrigo da Silva Santos

No último dia 22, no Instituto Teológico Franciscano, o curso de extensão "Sua Saúde: espiritualidade na qualidade de vida" abordou o tema "Comer, sorrir, beijar e falar", tendo como palestrantes: Irmã Bernadete Pinho (psicóloga); Brigite Olichon (nutricionista); Deize Zirandi Pomarico (odontopediatra); Floriano E. M. Filho (dentista); e Geraldo Lopes de Menezes (pediatra). No próximo dia 29, a partir das 19h30, o tema é "Emoção", tendo como palestrante Frei Fernando Araújo, psicólogo e professor do ITF.

A preocupação dos palestrantes foi a de alargar a compreensão comum desta via oral e compreendê-la como expressão do ser humano como um todo. Jesus afirma que "não é o que entra pela boca (alimento) que torna alguém impuro, mas o que sai da boca (expressões íntimas do indíviduo), isso é o que o torna impuro" (Mt 15,11). A boca é a porta de entrada e saída do Ser. Grande parte das expressões que envolvem o ser de um indivíduo têm na boca seu canal, seja as funções mais básicas como o comer, o sorrir, o falar... como a vida soprada por Deus (Gn 2,7).

Segundo os palestrantes, a importância da via oral já se manifesta desde o nascimento do ser humano, quando, através da amamentação, ao sugar o alimento materno, o bebê estabelece um vínculo de afeto com a mãe, que vai ser, aos poucos, substituído pelo ato da fala (também via oral); a criança então, nesta fase, necessita compreender o que acontece com seus pais e a amamentação não é mais suficiente. A partir daí, com o amadurecimento, o indivíduo pode estabelecer relações de afeto com o beijo. Por tudo isso, cuidar da boca é manter aberto os caminhos do ser integral.

Para eles, é possível estabelecer uma ligação entre o que se come e o que o próprio indivíduo é. O alimento ingerido se torna um com a pessoa. Ter uma vida saudável, uma alimentação saudável é ter cuidado consigo mesmo. O mesmo pode ser dito de um tratamento estético nos dentes, que pode influir na autoestima e na qualidade de vida. O que acontece na boca, não fica apenas na boca. Doenças e infecções podem partir desta entrada e contaminar todo o organismo. É responsabilidade dos pais ensinarem seus filhos a cuidar da saúde bucal. Noções de uma higienização correta de uma criança devem visar, já de antemão, um adulto saudável.

Nesta palestra, ficou claro que O papel dos pais na educação dos filhos é fundamental, tanto neste quesito como também no relacionamento afetivo que mantém com suas crianças. Frente a uma sociedade de consumo, a falta de carinho entre pais e filhos só tende a gerar um ciclo vicioso, onde as crianças criam, em substituição ao amor que deveria ser recebido dos pais, ídolos comerciais que visam preencher um espaço não suprido pelo carinho. Os pais devem conscientizar-se de que a omissão frente a esta realidade é, de fato, pior que fazer algo e errar.

A Faculdade de Teologia fica no Instituto Teológico Franciscano, na Rua Coronel Veiga, 550, Centro - Petrópolis - RJ - Tel.: (24) 2243-9959 ou (24) 2231-6409
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Pagina visualizzata 1542 volte
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Roma - Italia
Questa pagina è anche attiva qui
Webmaster