Inizio > Attività culturali > 01/04/2011 Giovedì 28 marzo 2024
 

Dom Filippo fala aos Estudantes e Professores sobre Plano Pastoral


 
 
 
Luogo:
Data: 01/04/2011
 
PUA

Por Frei Rodrigo da Silva Santos, ofm

No dia 30/03, às 10h, o bispo diocesano de Petrópolis, Dom Filippo Santoro, veio à Faculdade de Teologia - Instituto Teológico Franciscano - para apresentar aos professores e alunos o Plano Pastoral de Conjunto da Diocese. Este encontro fez parte da Visita Pastoral à Paróquia Santa Clara, em cujo território se encontra a Faculdade.

O reitor da Faculdade, Frei Sandro Roberto da Costa, iniciou o encontro saudando Dom Filippo, agradecendo sua disposição para falar a todos. Lembrou que, segundo o Plano de Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, é de suma importância a comunhão com a Igreja Local.

Dom Filippo repassou o histórico do Plano Pastoral, originado com sua chegada à Diocese de Petrópolis. Assumindo como lema: "Acolher e comunicar a presença de Cristo que muda a nossa vida", a diocese quer ser uma Igreja acolhedora, uma vez que faz a experiência de ser acolhida por Cristo. Por isso, sente-se discípula e impulsionada a ser missionária, anunciando a transformação de vida. Entre seus objetivos, está a acolhida dos batizados afastados da Igreja, a valorização dos talentos e das capacidades de seus membros e a promoção da comunhão entre as comunidades que compõem as paróquias e a diocese como um todo.

A diocese assumiu como linhas pastorais três dimensões da vida cristã: a busca/vivência da santidade, enquanto realização plena do ser humano e sua ligação com Deus; a comunhão das comunidades, dando ênfase nos conselhos pastorais paroquiais em união com as assembléias do decanato; e, por fim, a vocação à missão, capacitando e formando discípulos para o anúncio de Jesus Cristo.

Após apresentar o tema, Dom Filippo ainda respondeu a algumas questões dos estudantes e professores e encerrou o encontro, agradecendo o convite e a presença de todos.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Pagina visualizzata 1797 volte
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Roma - Italia
Questa pagina è anche attiva qui
Webmaster