Inizio > Attività culturali > 12/05/2011 Martedì 23 aprile 2024
 

"Santos - pessoas integradas"

Curso de Extensão: "Sua Saúde - Espiritualidade na qualidade de Vida"

 
 
 
Luogo:


Cronaca:
 
PUA


Curso de Extensão: "Sua Saúde - Espiritualidade na qualidade de Vida"
Palestra de Frei Elói Piva, OFM (Doutor em História da Igreja)

Por Frei Rodrigo da Silva Santos, OFM

Um dos nossos grandes desejos é sermos saudáveis. Entendemos que saúde compreende uma extensa gama de dimensões que requerem ser satisfeitas para sermos considerados, de fato, saudáveis. Estas diversas dimensões que envolvem cada indivíduo estão em estreita interrelação, onde uma influencia a outra. Assim, ser saudável é bem interrelacionar o ser humano.

É interessante que a palavra "saúde" mantenha ligação etimológica com a palavra "santo". Seguindo por este caminho, entendemos que uma pessoa "santa" é uma pessoa saudável. Dado que, por natureza, o ser humano é uma criatura complexa, encontrar e atingir harmoniosa integração de suas dimensões básicas, como a física, psicológica, individual, social, histórico-cultural, espiritual é um percurso que nunca tem um fim definitivo. Trata-se de um percurso de toda a vida.

O ser humano não consegue saciar-se consigo mesmo, muito embora também não o consiga na relação com nenhum outro indivíduo. Ele sempre sentirá um espaço não preenchido, se buscar apenas nas coisas visíveis, materiais ou mesmo só as espirituais. Por outro lado, positivamente falando, ele também mantém um desejo vivo do infinito, do transcendente, do divino, de Deus. Ele sente a necessidade, natural, de construir pontes ou relação entre sua pessoa e o segredo que a habita. Esta sensação ou percepção pode ser definida como um sentir-se ou perceber-se estrangeiro a si mesmo e ao mundo. Ele tem a consciência de que aqui não está seu destino final e que algo maior lhe dá sentido, como também que este algo maior o habita!

Em meio a este processo, podemos nos perguntar: alguém pode ser santo, se não atender à integração de alguma dimensão humana? O Concílio Vaticano II afirma que todos somos vocacionados à santidade, ou seja, a sermos plenamente saudáveis, integrados em perfeita relação conosco mesmos, com as outras pessoas, com a variedade da criação e do universo, com Deus. Somos chamados a atender ao chamado de Jesus ao pedir que sejamos santos como o Pai celeste é santo.

Mas, consegue ou é dado a alguém estar tão bem integrado que se possa dizer que ter alcançado a perfeição, a santidade? A resposta só é aproximativa, porque só Deus é santo. Mas, temos muitos exemplos de pessoas admiráveis, realizadas, felizes, saudáveis, consideradas santas e que, por isso, nos inspiram na busca de uma vida saudável.

Estas considerações foram preliminares para abordar, mais detalhadamente, seis protótipos de pessoas saudáveis ou que alcançaram, às vezes por não poucas peripécias, alto grau de integração, de santidade de saúde integral. Foram “visitados”: São Camilo de Lellis, São João de Deus, a bem-aventurada Irmã Dulce (22/05/11), São Vicente de Paulo, a bem-aventurada Irmã Tereza de Calcutá e o bem-aventurado João Paulo II.


São pessoas que, entre outros, se destacaram por sua atividade social e hospitalar (de modo particular), recentes, com seguidores em Petrópolis. Eles testemunham uma força irresistível que os impulsionou a uma vida de entrega total a um ideal de vida, a um propósito maior. Podemos constatar como seu modo de viver influenciou as pessoas com quem conviveram e como uma inspiração originária arrastou seguidores a percorrerem o mesmo caminho. Podemos perceber como conseguiram bem relacionar corpo e espírito, como conseguiram relacionar o cuidado com sua vida pessoal com o cuidado com das pessoas, na mediação do corpo. Admiramos como passaram por situações de rompimento, de conflitos conservando o encanto de sua doação e como se perceberam na “noite escura” e nela reafirmaram sua fé. No entanto e nos paradoxos humanos, conseguiram irradiar felicidade, relacionar-se admiravelmente com as pessoas e com Deus, romper situações menos saudáveis, inovar, provocar em função de um modo de vida saudável, em sentido abrangente. Portanto, seu caminho de integração é um admirável espelho que orienta e incentiva a uma vida saudável.

Frei Antônio Everaldo lembrou no final do encontro uma frase de Andre Rivola (professor de meditação):"Quando você não encontrar um sentido na vida: leia a vida dos santos".


 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Pagina visualizzata 2240 volte
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Roma - Italia
Questa pagina è anche attiva qui
Webmaster