Inicio > Attività culturali > 16/05/2012 Viernes 29 Marzo 2024
 

Vozes lança a 4ª edição do livro “Cantar a Liturgia”


 
 
Luogo:
Data: 16/05/2012
 
PUA

15/05/2012

Vozes lança a 4ª edição do livro
“Cantar a Liturgia”

Petrópolis (RJ) – “Cantar a Liturgia” é o nome da obra de Frei Alberto Beckhäuser, OFM. Eis o que diz o autor sobre este livro:
“Cantar a Liturgia nasceu dos muitos encontros e cursos de Liturgia que dei por todo o Brasil. O problema da música e do canto na Liturgia está se tornando cada vez mais agudo, devido a uma tendência de se transformar a assembleia, toda ela celebrante, numa plateia de espetáculo ou de show. Os cantores e os grupos de canto, em vez de cantarem com a assembleia, fazendo parte da assembleia celebrante, estão cada vez mais cantando para a assembleia. Além disso, a compreensão de “Missa cantada”, foi profundamente empobrecida, como se cantar a Missa fosse apenas cantar as partes do Próprio de cada Missa, ou seja, os cantos de Entrada, das Oferendas e da Comunhão”.

Frei Alberto, procura nesta obra, conduzir o leitor a compreender a função da música e do canto da Liturgia dando destaque especial à Celebração Eucarística ou Ceia do Senhor cantada. Depois, passa a analisar outras celebrações litúrgicas cantadas como o Ano Litúrgico, o Dia do Senhor, os Sacramentos, as Celebrações da Palavra, a Liturgia das Horas, as Celebrações de Bênçãos e as Exéquias.

Cantar a Liturgia vem ao encontro não somente dos pastores, que têm a função de orientar o canto litúrgico. Prestará grande auxílio aos dirigentes do canto nas paróquias e outras comunidades eclesiais, aos que promovem cursos de Canto Pastoral, às equipes de celebração, especialmente aos grupos de cantores ou corais e, enfim, a todos os fieis para que possam viver a Liturgia mais intensamente através da música e do canto.

Leia um trecho do livro:

“O canto será litúrgico quando tiver as características de todo sinal litúrgico. Será um sinal simbólico, sensível e significativo dos mistérios celebrados na Liturgia. Comemorativo do passado, ou seja, da ação sacerdotal de Cristo, indicativo do presente, ou seja, da santificação do ser humano e da glorificação de Deus, comunhão com o mistérios celebrado, e profético do futuro, do cântico novo da Esposa e do Cordeiro. Expressa os fatos celebrados, ou seja, os mistérios de Cristo. Por isso, o canto terá as mesmas características que tem a ação litúrgica. Destas características do canto litúrgico concluímos que nele não há lugar para erro sentimentalismo religioso ou show artístico ou de exibição. Não será mera catequese, embora catequético, nem doutrinação nem ideologia. Será celebração do Mistérios pastoral de Cristo, será oração, comunicação com Deus, comunicação com o Pai, por Cristo, no Espírito”.

BECKHÄUSER, Alberto. Cantar a Liturgia. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

Adquira esta obra pelo, clique aqui.


Quem é Frei Alberto Beckhäuser, OFM?

Natural de Forquilhinha (SC), doutorado em Teologia com especialização em Liturgia, desde 1967 acompanha de perto a grande caminhada pós-conciliar da reforma e da renovação litúrgica na Brasil, da qual se tornou um dos protagonistas. Frei Alberto é autor de 30 livros e inúmeros artigos, atualmente leciona em diversas escolas teológicas, particularmente no Instituto Teológico Franciscano.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Página visualizada 6220 veces
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Roma - Italia
Esta página también está activa aquí
Webmaster