Inizio > Attività culturali > 19/08/2011 Venerdì 29 marzo 2024
 

Entrevista | Frei Sinivaldo fala sobre o Congresso Internacional "Evangelização em Diálogo"


 
 
 
Luogo:
Data: 19/08/2011
 
PUA
19/08/2011 - Entrevista | Frei Sinivaldo Tavares, OFM

 

Frei Sinivaldo fala sobre o Congresso Internacional “Evangelização em Diálogo”.


Por Frei Maffei, OFM


     O Instituto Teológico Franciscano promove o Congresso Internacional de Evangelização, que acontecerá nos dias 19 a 22 de setembro, com o intuito de analisar e compreender os novos cenários nos quais se dá a ação evangelizadora. Frei Sinivaldo Silva Tavares, doutor em Teologia pela Pontificia Università Antonianum – Roma, Itália, um dos organizadores do evento, concede uma entrevista exclusiva sobre o Congresso Internacional de Evangelização.


Site ITF – O congresso tocará em pontos cruciais que dizem respeito ao modo de evangelizar de Jesus e, portanto o da Igreja. Qual seria este modo e qual seria a justificativa para se tratar de tal assunto neste congresso?
Frei Sinivaldo:
A evangelização constitui, para todos os efeitos, razão de ser da Igreja. Fiel à prática evangelizadora de Jesus, o evangelizador por excelência, ela procura realizar sua vocação em diálogo. “Evangelizar em diálogo” corresponde, em primeiro lugar, a um apelo que nos vem do próprio Jesus que, na relação com seus interlocutores, procurou dialogar sempre. “Evangelizar em diálogo” corresponde ainda à preocupação da Igreja de se inserir no seio de uma cultura sempre mais plural, dialogando com seus eventuais interlocutores.

Site ITF – Qual a importância do diálogo para o modo de evangelizar da Igreja?
Frei Sinivaldo:
O diálogo se converte em ocasião propícia para a Igreja se inserir nas reais situações em que vivem as pessoas com as quais ela deseja dialogar. Trata-se do esforço de acolher com responsabilidade as indagações que povoam o coração e a mente das pessoas humanas, deixando-se afetar por tais angústias e esperanças. O diálogo, ademais, cria as condições para que, no desempenho de sua tarefa evangelizadora, a Igreja se recrie mediante uma fidelidade cada vez maior à prática evangelizadora de seu mestre Jesus.

Site ITF – O que podemos entender por “novos cenários” e quais são os objetivos deste Congresso Internacional de Evangelização?
Frei Sinivaldo
: Os novos cenários se referem à diversidade de situações que caracterizam o “nosso tempo”. Por essa razão, os objetivos que nos propomos com a realização desse Congresso são: analisar e compreender novos cenários nos quais se dá a ação evangelizadora; discernir as interpelações destes novos cenários à ação evangelizadora e sugerir novos itinerários teológico-pastorais. Face aos novos cenários, a tarefa evangelizadora assumirá, portanto, as seguintes atitudes: analisar, compreender, discernir e sugerir. Tarefa árdua e, ao mesmo tempo, complexa.

Site ITF – Certamente a tarefa que este congresso se propõe é árdua e complexa. Qual a importância, então, de situar suas reflexões no contexto do novo paradigma ecológico?
Frei Sinivaldo:
É de extrema importância situarmos nossas reflexões no contexto do novo paradigma ecológico. A dificuldade maior em compreender e acolher as questões que caracterizam o “nosso tempo” se deve à nossa incapacidade de captá-las e de discerni-las na sua complexidade. É, de fato, impossível compreender as questões que se revelam sempre mais em seu caráter multidimensional mediante um saber compartimentado e uma lógica linear. Torna-se necessário, portanto, substituir um pensamento que separa por um pensamento que une e uma lógica linear rígida por uma lógica circular. Torna-se imprescindível, enfim, integrar as partes no todo e o todo no interior das partes. Isso só se tornará possível no horizonte do novo paradigma ecológico.


Participe do Congresso Internacional
“EVANGELIZAÇÃO EM DIÁLOGO”
NOVOS CENÁRIOS DESDE O PARADIGMA ECOLÓGICO


Inscrições até 30 de AGOSTO, clique aqui e faça já a sua INSCRIÇÃO.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Pagina visualizzata 1591 volte
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Roma - Italia
Questa pagina è anche attiva qui
Webmaster