Inizio > Attività culturali > 31/08/2011 Sabato 20 aprile 2024
 

Entrevista | Frei Fernando Uribe - Professor no Master em Evangelização


 
 
 
Luogo:


Cronaca:
 
PUA
31/08/2011

 


Entrevista | Frei Fernando Uribe Escobar, OFM

Por Frei Marcel Freire, OFM

Petrópolis (RJ) – Discípulo de Frei Caetano Esser, Frei Fernando Uribe Escobar, OFM, é professor no Instituto Franciscano de Espiritualidade da Pontifícia Universidade (PUA), em Roma. Ele se dedica ao estudo sistemático e profundo das chamadas Fontes Franciscanas onde tem a cátedra “Biografias e Legendas de São Francisco e Santa Clara”. Nasceu em Medellín, Colômbia, no dia 13 de agosto de 1939, e pertence à Província Franciscana São Paulo Apóstolo, na Colômbia. Já publicou grande número de livros e artigos traduzidos em vários idiomas.

    Neste ano, Frei Fernando retorna ao ITF, em Petrópolis, para lecionar aos alunos do Master em Evangelização, em uma semana de estudos intensivos, entre os dias 22 e 27 de agosto. Nesta entrevista, ele comenta sobre a temática abordada em sua disciplina, suas últimas pesquisas, a sua terceira experiência no Master em Petrópolis e outros assuntos.

Site ITF – Frei Fernando, as Fontes Franciscanas só foram dadas ao acesso mais amplo há poucas décadas. Como este acesso foi encarado pela comunidade acadêmica, positiva ou negativamente?
Frei Fernando Uribe:
Se puede decir que el fenómeno de la divulgación de las fuentes franciscanas ha encontrado un buen soporte en la "Comunidad académica", tomada en sentido general. Gracias a ese soporte hay muchas instituciones académicas del mundo franciscano que ofrecen programas de estudio adecuados a las necesidades de sus usuarios; algunos de dichos programas son muy completos y rigurosos.
Tradução: Pode-se dizer que o fenômeno da divulgação das fontes franciscanas encontrou um bom suporte na “Comunidade acadêmica”, tomada em sentido geral. Graças a esse suporte, há muitas instituições acadêmicas do mundo franciscano que oferecem programas de estudo adequados às necessidades de seus usuários; alguns destes programas são muito completos e rigorosos.

Site ITF – A temática que você aborda nesta semana diz sobre o modo franciscano de evangelizar. Essa distinção já chama muito a atenção de quem lê. Que ideias ou intuições perpassaram sua pesquisa para propor este tema?
Frei Fernando Uribe: Creo que la idea dominante que atraviesa mi estudio en este tema es la unión estrecha que hay entre la "evangelicidad" y la "evangelización". Todo parte de la experiencia de Francisco de Asís quien llegó a ser un gran evangelizador porque fue un hombre profundamente evangélico.
Tradução: Creio que a ideia dominante que atravessa meu estudo neste tema é a união estreita que há entre a “evangelicidade” e a “evangelização”. Tudo parte da experiência de Francisco de Assis, que chegou a ser um grande evangelizador, porque foi um homem profundamente evangélico.

Site ITF – Em sua opinião, o modo franciscano de evangelizar ainda encontra resposta na sociedade?
Frei Fernando Uribe: Creo que sí, precisamente por el carácter testimonial que tiene.
Tradução: Creio que sim, precisamente pelo caráter testemunhal que tem.

Site ITF – As ordens religiosas, atualmente e de forma bastante generalizada, estão em um tempo de “crise”, e já se fala muito em “redimensionamento”, “reestruturação” ou até mesmo “refundação”. Que contribuição este modo franciscano de evangelizar pode trazer neste sentido?
Frei Fernando Uribe: Entiendo que "la crisis" de la vida religiosa se debe en gran parte a la falta de autenticidad. Si esto es verdad, entonces es apenas lógico que la gran contribución del modo franciscano de evangelizar se desprende de su carácter testimonial, el cual no es otra cosa que vivir auténticamente.
Tradução: Entendo que a “crise” da vida religiosa se deve em grande parte à falta de autenticidade. Se isto é verdade, então é apenas lógico que a grande contribuição do modo franciscano de evangelizar se deduz de seu caráter testemunhal, que não é outra coisa que viver autenticamente.

Site ITF – O “Master em Evangelização” há três anos está formando e acompanhando discípulos e discípulas de Cristo Evangelizador. Em sua opinião, depois deste tempo de maturação, que perspectivas novas este curso pode oferecer?
Frei Fernando Uribe: El curso "Master en Evangelización" es una laudable iniciativa del Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis. Como todas las obras buenas, también ésta ha pasado por dificultades en sus comienzos, en especial a causa de la no suficiente respuesta por parte de las entidades franciscanas de América Latina. Con miras al futuro, me parece indispensable que el Instituto continúe con la mano firme en el timón, es decir, manteniendo la oferta de este espacio educativo, de modo tal que se consolide y pueda muy pronto transformarse en una verdadera Facultad de Ciencias de la Evangelización.
Tradução: O curso “Master em Evangelização” é uma iniciativa louvável do Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis. Como todas as obras boas, também esta passou por dificuldades no seu início, especialmente por causa da não suficiente resposta por parte das entidades franciscanas da América Latina. Com vistas ao futuro, parece-me indispensável que o Instituto continue com a mão firme no timão, quer dizer, mantendo a oferta deste espaço educativo, de modo que se consolide e possa em breve transformar-se em uma verdadeira Faculdade de Ciências da Evangelização.

Site ITF – Quais são suas impressões deste ano e as perspectivas para o próximo ano?
Frei Fernando Uribe: Es opinión común que el grupo de estudiantes que frecuentó este año el curso se distinguió por su interés y aplicación. Este hecho los califica positivamente a ellos, pero también a la institución. Es de esperarse que el fenómeno se repita con creces el próximo año.
Tradução: É opinião comum que o grupo de estudantes que frequentou o curso neste ano se distinguiu por seu interesse e aplicação. Este fato os qualifica positivamente não somente a eles, mas também a Instituição. É de se esperar que o fenômeno se repita em maior medida no próximo ano.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Pagina visualizzata 1990 volte
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Roma - Italia
Questa pagina è anche attiva qui
Webmaster