Inizio > Attività culturali > 09/05/2010 Venerdì 29 marzo 2024
 

11ª Caminhada Ecológica Franciscana: Planeta Terra, casa de todos


 
 
 
Luogo:
Data: 09/05/2010
 
PUA

Frei Ludovico Garmus

Mais uma vez, no primeiro sábado do mês de maio, que neste ano coincidiu com o feriado do Dia do Trabalhador, realizou-se a já tradicional Caminhada Ecológica Franciscana.

A iniciativa destas caminhadas faz parte da programação anual das Paróquias Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus (Petrópolis) e de Nossa Senhora da Conceição (Paty do Alferes). Nos últimos anos conta também com o apoio do Instituto Teológico Franciscano e a participação de representantes das nossas paróquias de Campos Elíseos e de Imbariê. Neste ano tivemos também a participação da Família Franciscana do Brasil, especialmente dos Franciscanos Capuchinos e das Irmãs Franciscanas de Dillingen (Duque de Caxias).

Os paroquianos de Paty do Alferes vieram em massa (cerca de 500 participantes), lotando onze ônibus e caminharam 3,5km até o local do encontro das duas comunidades. Nós de Petrópolis (cerca de 150 pessoas), também nos dirigimos em ônibus e veículos particulares até o Rocio. Antes de iniciar a caminhada pela “Estrada do Facão”, que atravessa a “Reserva Biológica do Tinguá”, fizemos uma bela celebração preparada pelos Estudantes Franciscanos e pelas Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo. Na ocasião foram relembrados os objetivos da caminhada, recordados os compromissos do cuidado pelo ambiente e os resultados já obtidas, em termos de conscientização e mudança de algumas de nossas práticas pouco ecológicas. O Ministro Provincial dos Capuchinhos (RJ), Frei Jorge Luiz de Oliveira, que veio pessoalmente com alguns estudantes e paroquianos participar da caminhada, dirigiu-nos a palavra. Lembrou algumas decisões da última Assembléia Geral da Família Franciscana Brasileira, que, entre outras coisas, propõe uma ação conjunta de toda a família franciscana na defesa da vida e do meio ambiente. Durante a caminhada, a animação por cânticos e músicas, foi dirigida pelo frades estudantes. Fizemos cinco paradas para breves momentos de reflexão, preparados por estudantes e professores do Instituto Teológico Franciscano.

Apesar da abundante lama acumulada no caminho de chão batido pelas recentes chuvas, o clima estava muito bom e favorável para caminhar. Assim, em três horas e meia conseguimos completar os 7,5 km, até o local de encontro. Ali, meio hora depois, acolhemos com alegria os 500 paroquianos de Paty do Alferes, seu pároco Frei Pedro de Oliveira e Frei Milton Fideles, que os acompanhavam.

No local do encontro, um grupo de moças, aspirantes das Irmãs Franciscanas de Dilligen (Duque de Caxias), apresentaram uma dança simbólica, no ritmo da música “Planeta Água” de Guilherme Arantes. Maria Lúcia de Jesus Barbosa, da OFS de Paty e ex-aluna do curso de Teologia do ITF, grande animadora das caminhadas ecológicas franciscanas, dirigiu a palavra a todos e apresentou cerca de dez paroquianos que participaram das onze caminhadas até agora realizadas. Frei Sandro da Costa falou, em nome do ITF e das paróquias do Sagrado, do significado de nossas caminhadas, e Frei Jorge mais uma vez lembrou nosso compromisso comum do cuidado pela natureza e pelos mais pobres, a exemplo de São Francisco de Assis. Por fim, Frei Pedro de Oliveira, invocou a bênção de nosso Pai e Criador, em nome de São Francisco de Assis.

Seguiu-se a confraternização geral e a partilha dos lanches trazidos pelas pessoas das comunidades. Em seguida, com as forças revigoradas e espiritualmente mais comprometidos com o cuidado da vida de todos os seres do “Planeta Terra, Casa de todos”, retomamos o caminho de volta para nossas casas.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Pagina visualizzata 1828 volte
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Roma - Italia
Questa pagina è anche attiva qui
Webmaster