Inizio > Attività culturali > 15/06/2010 Giovedì 18 aprile 2024
 

A vida que vale a pena ser vivida


 
 
 
Luogo:
Data: 15/06/2010
 
PUA

Por Frei Gustavo Medella
Petrópolis (RJ) - PQuais são os fundamentos da vida boa? Esta pergunta norteou a conferência A vida que vale a pensa ser vivida, proferida pelo Professor Arthur Meucci, no Salão Acadêmico do ITF, na noite desta quarta-feira, dia 3 de maio. Esta palestra, ministrada desde 2007 em diferentes lugares do Brasil, já foi assistida por mais de 150 mil pessoas. A vida que vale a pena ser vivida é uma reflexão elaborada pelo professor Clóvis de Barros Filho, da USP, em parceria com o Professor Arthur, que esteve em Petrópolis. Agora, a palestra se transformou em livro, lançado pela Editora Vozes.

Logo de início, Professor Arthur explicou que não apresentaria fórmulas prontas ou preestabelecidas para a felicidade ou para o sucesso. O exercício seria de, através das ideias de diferentes filósofos, oferecer elementos de reflexão pessoal para que cada um pudesse pensar a própria vida. Repassando ideias contidas nos cinco primeiros capítulos da obra, o professor ilustrou a reflexão com diversos exemplo do dia a dia. Os temas apresentados foram:
• Vida pensada
• Vida ajustada,
• Vida prazerosa,
• Vida tranqüila,
• Vida sagrada,

Logo após a apresentação, a plateia teve chance de elaborar perguntas ao professor. Em seguida, ele se colocou à disposição para autografar os livros adquiridos pelos espectadores da palestra.

Saiba um pouco mais sobre o livro
A vida que vale a pena ser vivida é um livro para todos aqueles que já descobriram que a soberania para deliberar sobre a própria vida, com todos os riscos, é nosso único verdadeiro patrimônio. A intenção desta obra é de fortalecer os leitores para que possam resistir, cada vez melhor, contra todo tirano que pretenda empurrar-lhes goela abaixo a vida que vale a pena. Pois essa vida é a sua, com seus sonhos, suas ilusões, seus medos e esperanças.

Adquira o livro em http://www.editoravozes.com.br/index1.html

O palestrante

Arthur Meucci é bacharel em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2005), com licenciatura plena (2007) e mestrado (2009) pela mesma univesidade. Possui formação em Psicanálise (IBCP). É consultor, professor, palestrante e pesquisador do Espaço Ética. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia e Filosofia da Ciência e Filosofia da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: habitus, epistemologia, filosofia da ciência, ética, ética na comunicação, personalidade perversa, psicopatologias referentes a comportamentos antissociais e transtornos de conduta.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Pagina visualizzata 2141 volte
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Roma - Italia
Questa pagina è anche attiva qui
Webmaster