Inizio > Attività culturali > 01/04/2011 Venerdì 29 marzo 2024
 

Curso de Extensão "Sua Saúde: espiritualidade na qualidade de vida"


 
 
 
Luogo:
Data: 01/04/2011
 
PUA

Dia:
29/03, das 19h30 às 22h.
Palestra: Emoção
Palestrante: Frei Fernando de Araújo Lima (Psicólogo)

O que aconteceu:
Por muitos séculos, as emoções foram ignoradas pelos cientistas, filósofos e eruditos. Os ascetas dos primeiros séculos viam nelas impedimentos para uma vida equilibrada. Numa visão do senso comum, elas estiveram em contraposição à razão por muito tempo. Hoje, tudo isso mudou. Percebeu-se que são as emoções que completam e permitem um real equilíbrio ao ser humano.

A ciência das emoções estuda as expressões da subjetividade emotiva. São estas expressões, como a fala, o movimento, que permitem um estudo teórico-prático das emoções. Emocionar-se é, de fato, ser tocado por algo que motiva, que significa algo para alguém. As emoções têm papel importante na adaptação de um indivíduo ao meio; elas têm ligação com a história de cada pessoa. Isso explica por que algum determinado fato pode sensibilizar uma pessoa e outra não. A capacidade de se emocionar é natural e universal, o objeto que incita a emoção é que varia conforme o contexto histórico e social de cada indivíduo.

As emoções têm influência direta na vida de uma pessoa. Sua intensidade e frequência determinam se elas têm efeito positivo ou incorrem em transtorno. A tristeza, por exemplo, em níveis normais, pode acontecer em certos momentos, mas normalmente é inofensiva. Já uma tristeza profunda, que se ligue a um caso de depressão, pode afetar o sistema imunológico do indivíduo tornando-o propenso a doenças. O mesmo pode-se dizer da raiva, que devido à intensidade e frequência, pode tornar um indivíduo propenso à doenças coronárias. "A raiva é um veneno que eu tomo, esperando que o outro morra" (Shakespeare).

Percebe-se que, para induzir uma emoção em alguém, mais importante do que representar um fato, um objeto ou uma pessoa é a forma como estas realidades são representadas. Ao invés de dizer que algo emociona você, diga que você se emociona com algo. Isto favorece que você tenha consciência sobre seu papel no dinamismo das emoções e que você possa controlá-las melhor. Só você pode se fazer feliz! Aproveite a presença das pessoas e das coisas que estão ao seu redor e se faça feliz!

Na semana que vem:

Palestra: O sentido da fé para a saúde.
Dia: 05/04, às 19h30.
Palestrante: Frei Celso Márcio Teixeira (Teólogo Espiritual).

Esperamos rever-te! Convide outra pessoa para vir com você!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Pagina visualizzata 1547 volte
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Roma - Italia
Questa pagina è anche attiva qui
Webmaster