Inizio > Attività culturali > 09/05/2011 Venerdì 19 aprile 2024
 

XII Caminhada Ecológica Franciscana

"Fraternidade e a Vida no Planeta"

 
 
 
Luogo:


Cronaca:
 
PUA
09/05/2011

Por Frei Rodrigo da Silva Santos, OFM.

Aconteceu, neste sábado, a XII Caminhada Ecológica Franciscana envolvendo as cidades de Petrópolis e Paty dos Alferes. Saindo um ônibus e diversos carros da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, todos se dirigiram até a Reserva do Tinguá para o início da caminhada.

Como é tradição do evento, um grupo parte de Petrópolis e outro de Paty para se encontrarem no meio do caminho, dentro da reserva, para uma celebração, homenagens e orações em prol da conscientização ecológica. O tema deste ano foi: "Fraternidade e Vida no Planeta". E muito se falou a respeito da redução na produção de lixo, reutilização de material e reciclagem.

No decorrer do percurso, foram feitas paradas onde se promoviam momentos de reflexão dirigidos pelos frades e irmãs. Frei Ludovico Garmus coordenava estas paradas, com o auxílio de Frei Wilson Batista Simão e outros estudantes da Faculdade de Teologia. Além da reflexão, era um momento de descanso para prosseguir na jornada.

Vale lembrar também da equipe da animação da caminhada que, incansavelmente, apesar dos morros e caminhos difíceis de passar, continuavam a cantar e incentivar a todos a segui-los pelos cantos franciscanos, da campanha da fraternidade e sobre a paz.

Ao final, já com os dois grupos reunidos, houve um momento de agradecimento por mais uma caminhada realizada, com a alegria do encontro entre cristãos, animado por apresentações das Irmãs Franciscanas do Amparo e um grupo de sambistas de Paty. Assim, após receberem a bênção de Frei Pedro de Oliveira, pároco de Paty do Alferes, Frei Adriano Freixo Pinto, pároco do Sagrado e outros frades, chegara o momento do retorno para casa.

(fonte: www.itf.org.br)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Pagina visualizzata 2190 volte
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Roma - Italia
Questa pagina è anche attiva qui
Webmaster