Home > Attività culturali > 11/08/2011 Tuesday 30 April 2024
 

ITF dá início ao Curso de Extensão "Espiritualidade para uma Vida Virtuosa"


 
 
 
Luogo:
Data: 11/08/2011
 
PUA

 

ITF dá início ao Curso de Extensão "Espiritualidade para uma Vida Virtuosa"

Por Frei Marcel Freire da Silva, OFM

Petrópolis (RJ) – No dia 11 de agosto, iniciou-se um dos cursos de extensão do ITF deste segundo semestre de 2011. “Espiritualidade para uma Vida Virtuosa” é o tema que o ministrante Frei Vitório Mazzuco, OFM desenvolverá com os participantes.

Frei Vitório Mazzuco iniciou este primeiro encontro com um momento que ele chamou de motivação necessária. Segundo ele, “a Humanidade não está em crise; é que ela não evoluiu muito”. A crise da pós-modernidade, que Frei Vitório assim denomina, é crise de valores.

Para garantir a evolução espiritual é necessário uma vida virtuosa. Para isso, é preciso, antes de tudo, olhar a interioridade, que comporta o religioso e o místico/espiritual. A religião é norma, manual, teologia, estrutura, fé professada entre muitas outras coisas. Porém, acima de tudo, a religião liga céu e terra, Deus e Homem. Deve-se ter diante dos olhos esta compreensão de religião para não cair no extremo dos “ismos”. A religião une a alma ao espírito e estes formam a identidade. Sem essa relação, a espiritualidade se perde e a fé deixa de ser um caminho e se torna um tropeço.

A grande questão que se deve acordar é a questão da identidade: “quem sois vós e quem sou eu?. Colocar-se esta questão e procurar respondê-la é caminho de perfeição, caminho que une a dimensão divina do ser humano com Deus. Mas, para tanto, é necessário ainda “suar e transpirar a alma”. É trabalho para a vida toda, pois a casa está desarrumada. É necessário despertar as forças sagradas dos valores e das virtudes para uma evolução, não tecnológica, mas espiritual.

“O mundo é especialista em necessidades, mas faltoso em desejo”. A mentalidade consumista, movida pela necessidade, impera. Porém, para entender a motivação que será cultivada no percurso da vida virtuosa, é preciso recuperar a mística do desejo, onde a espiritualidade acolhe e a mística recolhe. A força e o vigor que se engendram no termo virtude traduzem esse desejo, que, por sua vez, é força e disposição do ser humano para “assumir plenamente a responsabilidade de tornar-se, em tudo, ele mesmo no que tem de mais próprio, a saber, a humanidade”.

O objetivo deste curso de extensão não é o de ser uma aula ou uma conferência, mas, sim, uma instância de discussão e de conversa, em que a preocupação pelo exato é descartada. “Baseado na mística e na espiritualidade franciscana, o curso quer ajudar na reta compreensão, na reta aspiração, no reto falar, no reto agir, nas vivências e nas práticas diárias.”

* Frei Vitório Mazzuco cursou Teologia e Filosofia, em Petrópolis, e fez pós-graduação em Teologia Espiritual, na Pontificia Università Antonianum, em Roma, obtendo o mestrado. Sua tesina, publicada em forma de livro, leva por título: “Francisco de Assis e o modelo de amor cortes-cavaleiresco: elementos cavaleirescos na personalidade e espiritualidade de Francisco de Assis” (Vozes 1994). Atualmente, ele é reitor do Santuário de Santo Antônio, no Largo da Carioca, na cidade do Rio de Janeiro, professor de Franciscanismo, em Piracicaba, no Rio de Janeiro e em Petrópolis. Também é pesquisador do IFAN (Instituto Franciscano de Antropologia), entidade ligada à Universidade São Francisco de Assis, em Bragança Paulista, e dedicada às áreas de Franciscanismo, Teologia e Ciências da Religião, Estudos Humanísticos, Estudos da Cultura Moderna e Pastoral.

Veja a programa do curso, clique aqui.

Informações e inscrições para este curso:
Instituto Teológico Franciscano
Rua Coronel Veiga, 550, Petrópolis-RJ
Tel: (24)2243-9959
Email: secretaria@itf.org.br


 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Page visualized 1662 times
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Rome - Italy
This webpage is also available here
Webmaster