Home > Attività culturali > 19/03/2010 Tuesday 30 April 2024
 

Professores do ITF refletem sobre a importância da pesquisa


 
 
 
Luogo:
Data: 19/03/2010
 
PUA


 Por Frei Sandro Roberto da Costa,OFM

No dia 18 de março, os professores do ITF participaram de uma formação sobre Projeto de Pesquisa e Linha de Pesquisa. O conteúdo foi exposto pelo professor Luis Fernando Conde Sangenis, da UERJ. O professor é Mestre e Doutor em Educação pela UFF e também atua como coordenador geral do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá.
Professor Luiz Fernando frisou a importância de que as instituições de ensino superior estejam atentas ao desenvolvimento do conhecimento, através da atividade de pesquisa. “O professor não pode ser um mero aplicador de teorias”, afirmou, mas “um profissional com domínio sobre sua prática, com autonomia e capacidade para construir conhecimento em sua área e para a tomada de decisões”. Nesse sentido, é fundamental a permanente atualização do docente. Além da participação em congressos científicos e  em eventos ligados às suas respectivas áreas de atuação, o professor precisa investigar, pesquisar, e, principalmente, publicar. Para explicitar seu pensamento, recorreu a uma citação do professor Pedro Demo: “Quem ensina carece pesquisar; quem pesquisa carece ensinar”.
A pesquisa compreende a atuação em atividades de inovação e de conhecimentos científicos e tecnológicos de ponta, trazendo relevantes contribuições para o campo da pesquisa, após a validação da comunidade científica. No âmbito acadêmico, a pesquisa pode ser incrementada através de Linhas de Pesquisa e Projetos de Pesquisa, que podem incluir vários docentes e discentes. É possível também a participação de docentes em Projetos de Pesquisa de outras instituições de ensino. Foram citadas várias instituições públicas de fomento à pesquisa, que oferecem bolsas e outros tipos de incentivos a pesquisadores, docentes e estudantes. O professor Luiz Fernando também sublinhou a importância dos docentes manterem seus currículos atualizados, através da Plataforma Lattes, pois esta é um espelho da produção científica e acadêmica do professor.     
 
Frei Sandro Roberto da Costa, ofm
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Page visualized 1889 times
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Rome - Italy
This webpage is also available here
Webmaster