Home > Attività culturali > 17/04/2012 Tuesday 30 April 2024
 

1ª Noite Cultural do ano aborda a Saúde Pública


 
 
 
Luogo:
Data: 17/04/2012
 
PUA

12/04/2012

1ª Noite Cultural do ano aborda a Saúde Pública

Por Frei Makximovitz, OFM

Petrópolis (RJ) – No dia 11 de abril, o Instituto Teológico Franciscano abriu seu calendário de noites culturais com uma mesa redonda sobre o tema da saúde pública. No clima da Campanha da Fraternidade deste ano, Fraternidade e Saúde Pública – “Que a saúde se difunda pela terra” (Eclo 38,8), os convidados expuseram sua experiência de trabalho sob o panorama da Campanha.

Frei Ludovico Garmus, OFM, abordou o texto-base da CF/12, que apresenta um olhar geral sobre a sociedade, uma fundamentação bíblica e teológica. Lembrando a raiz comum de saúde e salvação e a relação saúde/doença com pecado e medicina, ressaltou o caminho de Jesus que, no cumprimento de sua missão, cuidava/curava/salvava. Esse também é o itinerário de quem segue seus passos.

Em seguida, a sra. Aparecida Barbosa, secretária de saúde de Petrópolis, que também é graduada em Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano, apresentou brevemente o Plano Municipal da Saúde 2010-2013, falando de planejamento, gestão e financiamento público, bem como de problemas enfrentados, dentre os quais, os relacionados entre a necessidade de um planejamento a longo prazo e a alternância de poder/administrativa.

Por sua vez, as estudantes da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FASE), Giullia Bortolini de Lucena e Marianna Leite de Avellar, expuseram suas atividades como Plantonistas da Alegria, um grupo de estudantes que visita semanalmente a ala pediátrica do Hospital Alcides Carneiro, em Petrópolis. Com humor, brincadeiras e intervenções artísticas (“palhaços”) realizam uma mudança no ânimo não só na ala pediátrica, mas em todo o hospital: um sorriso ajuda a curar. (Visite o blog dos Plantonistas da Alegria, acesse www.opapetropolis.blogspot.com.br)

A Diretora do CAPS AD III de Petrópolis, Eva Cristina Gonçalves da Costa parabenizou o trabalho dos Plantonistas da Alegria incluindo ainda, de modo geral, a Pastoral da Saúde. Apresentou, a seguir, o Programa Municipal Antidrogas, do qual o Centro de Acolhida Psicossocial (CAPS) é parte importante. Querendo ser um centro de acolhida para proporcionar atenção integral à pessoa que sofre com o uso de drogas e distúrbios psico-sociais, o CAPS AD III é referencial no país, pois funciona 24 horas/dia, ou seja, qualquer um que busca auxílio para si ou para outrem é acolhido de imediato, pois esta pode ser sua única chance. “O homem, nessa jornada, sempre buscou paraísos artificiais, a droga, e outros. Hoje, vemos com mais clareza isso nas compulsões por compras, álcool, jogos, violência, drogas”, destacou Eva Cristina Gonçalves.

Encerrando a noite, a Secretária de Saúde do Município ressaltou que as dificuldades de gestão pública, especialmente no campo da saúde, são inegáveis, mas que hoje se vive um bom momento, de esperança, no cenário da saúde pública e que as melhorias virão proporcionais ao empenho, à seriedade e à continuidade do trabalho. Também fez memória a sua formação teológica e engajamento eclesial, o que, em suas palavras, muito dá força e encoraja a seguir em seu trabalho com compromisso ético.

Certamente as reflexões despertadas pela Campanha da Fraternidade não acabam na Quaresma, mas podem manter e incentivar um enfoque para discussões, para pastoral da saúde e para o trabalho de todo cristão, católico particularmente. O ano todo, o Instituto Teológico se apresenta como um espaço ao estudo, à discussão e mobilização teológico-pastoral em relação às questões de nosso tempo.

Veja as imagens da noite cultural, clique aqui.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Page visualized 1277 times
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Rome - Italy
This webpage is also available here
Webmaster