Home > Attività culturali > 20/06/2012 Tuesday 30 April 2024
 

Livro: "A Liturgia da Missa – Teologia e Espiritualidade da Eucaristia"


 
 
 
Luogo:


Cronaca:
 
PUA

06/06/2012

"A Liturgia da Missa – Teologia e Espiritualidade da Eucaristia"



Petrópolis (RJ) – A editora Vozes laçou nesta semana a 12ª edição, revista e atualizada, da obra “A Liturgia da Missa – Teologia e espiritualidade da Eucaristia”, do liturgista Frei Alberto Beckhäuser. Leia a apresentação do bispo responsável pela Liturgia da CNBB, Dom Clemente José Carlos Isnard, OSB.

Um livro escrito por Frei Alberto Beckhäuser dispensaria qualquer apresentação, mormente tendo como assunto a Liturgia. Com efeito, Doutor na matéria, com vários livros e artigos publicados, Assessor da CNBB, Frei Alberto é um nome mais do que conhecido.
A obra oferecida ao público, A Liturgia da Missa – Teologia e Espiritualidade, resultado de longo e paciente trabalho, vem enriquecer nossa biblioteca litúrgica e preencher uma lacuna. Com efeito, o autor conseguiu jantar noções básicas de liturgia, redigidas de modo simples e ao alcance do povo, com um pequeno tratado de espiritualidade litúrgica.
A primeira parte da obra é uma minuciosa e esclarecedora descrição da Liturgia da Missa, útil não só para os fiéis, mas também para seminaristas e padres, pois, ao correr da pena, lembra e fundamenta muitos pontos da disciplina litúrgica frequentemente esquecidos. Frei Alberto tem o dom de unir a legítima criatividade com o respeito pelas regras da liturgia.
A parte mais profunda da obra é constituída pelo penúltimo capítulo, intitulado “Vida Eucarística”. Aí o autor formula, com grande exatidão teológica, o que denominei acima de “tratado de espiritualidade litúrgica”. Outros terão desenvolvido o tema mais longamente, mas não é fácil encontrar uma síntese tão equilibrada e tão ao alcance do leitor mediano.
A Liturgia da Missa é um livro que realiza o nome e que poderá ser utilizado como um manual popular de liturgia, que tanto desejamos.

 

BECKHÄUSER, A. A liturgia da missa. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Page visualized 1207 times
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Rome - Italy
This webpage is also available here
Webmaster