Home > Attività culturali > 28/06/2010 Tuesday 30 April 2024
 

FÓRUM ACADÊMICO 2010: saiba quais foram os principais pontos discutidos


 
 
 
Luogo:
Data: 28/06/2010
 
PUA

Por Frei Rodrigo da Silva Santos, OFM

Foi realizado na manhã desta quinta-feira, dia 17 de junho, o Fórum Acadêmico 2010 do Instituto Teológico Franciscano. Envolvendo os professores e estudantes, o encontro foi momento para analisar a caminhada acadêmica da instituição, apresentar perspectivas da realidade atual e recolher propostas de melhoria para o desenvolvimento do todo.

Coordenado por Frei Fernando Araújo, secretário do ITF, e pelo vice-diretor, Frei Elói Dionísio Piva, o Fórum Acadêmico mostrou-se como um ambiente fértil para a livre discussão e reflexão. De início, Frei Elói apresentou suas expectativas sobre a reunião, retomando seu sentido originário, como local livre para discussões nas praças romanas, dando o tom da reflexão. A partir disto, os estudantes se reuniram em turmas para levantar pontos a serem discutidos e apresentados em plenário, o mesmo ocorrendo com os professores.

Após esta discussão em grupos, alguns temas se mostraram constantes nas discussões: reavaliar as práticas pedagógicas por parte dos professores para que realmente haja entusiasmo entre os estudantes a se aprofundarem nas diversas disciplinas teológicas; promover uma maior visibilidade do ITF no contexto da cidade de Petrópolis e em outras localidades para que este seja um centro de referência do pensamento franciscano; abrir-se à possibilidade de que outros pesquisadores em Teologia tenham a liberdade para expor seminários aos alunos do instituto; incentivar a produção de artigos de pesquisa por parte dos estudantes.

Nas discussões era visível a preocupação de todos em aprimorar e melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem. A proposta de diálogo se mostrou válida e seus bons resultados lançaram a ideia de que mais momentos como este pudessem ocorrer durante o ano.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Page visualized 1878 times
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Rome - Italy
This webpage is also available here
Webmaster