Home > Attività culturali > 22/03/2011 Tuesday 30 April 2024
 

ITF oferece Seminário de Teologia, Música e Liturgia


 
 
 
Luogo:
Data: 22/03/2011
 
PUA

Por Frei Rodrigo da Silva Santos

O Instituto Teológico Franciscano, além dos cursos de Graduação em Teologia e Master em Evangelização, que ocupam todo o ano letivo, também promove seminários nos mais diversos temas teológicos que abrangem áreas de interesse específicas e que têm a duração de apenas um semestre. Os estudantes dos cursos da instituição, assim como outros interessados em fazer apenas estes seminários, têm à escolha entre duas a quatro propostas de estudo para se matricular.

Neste semestre, um dos seminários se dedica a aprofundar um tema da Liturgia: "Teologia-Música-Liturgia: uma proposta de reflexão sobre a música litúrgica". Os professores que conduzem este seminário são Frei Marcos Antônio de Andrade, mestre em Liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo de Roma, e Frei Ademir José Peixer, licenciado em Música pela Universidade Sagrado Coração de Bauru. A proposta do seminário é fazer um estudo sobre a música própria para a Liturgia, tendo como base a Sacrosanctum Concilium. Segundo este documento conciliar, a música será tanto mais litúrgica quanto mais intimamente estiver integrada na ação litúrica e no momento ritual a que se destina (n.112). O curso se utilizará de exemplos musicais encontrados nos mais variados livros de cantos para realizar uma análise teológica-litúrgica-musical com o intuito de se constatar qual é realmente apropriado para cada momento ritual da Liturgia.

Os estudantes foram convidados a se aprofundarem em cada parte da celebração eucarística, pesquisar o seu desenvolvimento histórico e as características que o definem, assim como apresentar, dentre os modelos de cantos conhecidos, quais são apropriados para cada momento. Trata-se, portanto, de uma preparação e fundamentação litúrgica da prática ritual de nossas celebrações.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Page visualized 1908 times
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Rome - Italy
This webpage is also available here
Webmaster