Home > Attività culturali > 14/04/2011 Tuesday 30 April 2024
 

Curso de Extensão "Sua Saúde": "O impacto do pecado sobre a qualidade de vida".


 
 
 
Luogo:
Data: 14/04/2011
 
PUA

Palestra: "O impacto do pecado sobre a qualidade de vida".
Palestrante: Frei Antônio Moser (Teólogo Moral).
Dia: 12/04, das 19h30 às 22h.

O que aconteceu:

O pecado não é um tema bonito de ser tratado. É uma dimensão difícil de nossa natureza. Como ele se liga à qualidade de vida? De uma forma mais óbvia: pelos malefícios que alguns atos, como o alcoolismo, o ódio, a ambição podem trazer à pessoa. Mas, pretende-se dar atenção também às formas mais sutis do pecado, quando ele, revestido de uma aparência cativante, tentadora, ludibria o indivíduo a entrar num processo de desumanização.

A modernidade promoveu uma alteração na escala de valores que continuou na contemporaneidade. O que antes era dado por certo, hoje não é tão óbvio. O próprio homem já não se vê da mesma forma. A crise da autoridade tornou-se evidente. Cada um busca encontrar a sua verdade. Neste contexto, o que a Igreja Católica ou qualquer outra denominação religiosa pregar sobre moral, passa pelo filtro pessoal de cada indivíduo, que acolhe como certo o que entende sê-lo.

A posição que Jesus assume quanto à realidade do pecado torna-se evidente em diversas situações de sua vida. Ele convive com os pecadores, come com eles, promete a felicidade a eles, pois ele veio para os doentes, e não para os sãos. Jesus também critica e condena a atitude daqueles que se vêem como bons, fiéis à Lei. A consciência da própria pequenez é louvada por Jesus.

O pecado não depende apenas do indivíduo, mas da sociedade na qual ele vive. O mal é produzido em sociedade, e as pessoas são empurradas, conduzidas a situações de pecado. Melhor do que impor sobre alguém os pontos negativos que se vê dele, exaltar suas qualidades, sua riqueza. Ajudar o outro a ter uma autoconsciência positiva e encontrar um modo de ter uma vida saudável.

A vida na graça é uma abertura de janelas para uma perspectiva iluminada e clara sobre si mesmo, sobre a vida, sobre os outros.

Ainda neste bloco de palestras:


ARTE DE CUIDAR DA VIDA

19/04 - Meditação, crescimento interior e saúde.
             André Rívola (Plantador de árvores e instrutor de meditação)
26/04 - Música e saúde.
             Frei Ademir José Peixer (Músico)
03/05 - Viver com saúde: envelhecer com sabedoria.
             Maria Cristina D. G. Ezequiel (Médica)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Page visualized 1838 times
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Rome - Italy
This webpage is also available here
Webmaster