Inizio > Attività culturali > 05/05/2012 Venerdì 19 aprile 2024
 

“Fraternidade e Saúde da Terra” foi o tema da 13ª Caminhada Ecológica Franciscana


 
 
Luogo: Petrópolis-RJ - Brasil
Data: 05/05/2012
 
PUA

07/04/2012

“Fraternidade e Saúde da Terra” foi o tema da 13ª Caminhada Ecológica Franciscana

Por Frei Sandro Roberto da Costa, OFM

Petrópolis (RJ) – Animados pela belíssima manhã de sol do sábado, dia 05 de maio, um grupo de apreciadores da natureza realizou a XIII Caminhada Ecológica Franciscana. Há treze anos este evento é realizado numa parceria entre a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e o Instituto Teológico Franciscano, de Petrópolis, e a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Paty de Alferes.

Os caminheiros que saíram de Petrópolis se reuniram no início da estrada do Facão (antiga estrada do Imperador), em plena reserva biológica do Tinguá, e após uma breve celebração, iniciaram a jornada propriamente dita. Durante o trajeto de pouco mais de 7 km, como é costume, foram feitas algumas reflexões em torno do tema da Caminhada deste ano, “Fraternidade e saúde da Terra”.

Os participantes tiveram a oportunidade de passar um dia agradável, desfrutando da paisagem intacta de mata atlântica que compõe a reserva biológica do Tinguá, caminhando em meio a árvores centenárias, ouvindo o rumor dos pássaros e dos regatos de água pura, que generosamente ofereciam a todos o líquido precioso e casto para saciar a sede.

Entre os temas refletidos durante o trajeto, foram enfocadas questões relacionadas  à saúde pública, ao cuidado com a própria saúde, e com a saúde do planeta em geral. Um grupo de adolescentes do Projeto Gente Viva fez uma dinâmica sobre a Rio + 20, terminando com o plantio de 05 mudas de árvores. As irmãs de Santa Catarina fizeram-se presentes com uma reflexão sobre o cuidado com a saúde pessoal, através de uma alimentação saudável e o hábito de exercícios físicos. Todos foram convidados a participar de uma animada ciranda de roda, que terminou com a partilha de pães feitos com ervas, abóbora e agrião, além de balas de gergelim, confeccionadas nas oficinas mantidas pelas irmãs.

No encontro entre os dois grupos, uma coreografia preparada por algumas adolescentes, convidou a todos a refletir, de modo bem humorado, sobre as mazelas da saúde pública. Este ano, os que vieram de Paty foram agraciados com a participação do bispo da diocese de Valença, Dom Elias Manning, franciscano conventual. Dom Elias fez o encerramento da Caminhada, lembrando a todos o empenho pela defesa de todas as formas de vida, e, neste momento tão importante para o meio ambiente em nosso país, em que se discute o Código Florestal e se prepara a Rio +20, o empenho pela defesa da vida do planeta.

No caminho de volta, alguns preferiram retornar a pé, mas a grande maioria voltou na carroceria de um caminhão, colocado à disposição pelos organizadores. A alegria e a algazarra dos viajantes era a prova concreta de um dia bem vivido, cansados de corpo, mas leves de espírito, renovados pelo contato tão próximo e reconfortante com a mãe natureza.

 
 
 
 
 
 
 
Contatta Instituto Teologico Franciscano (Petropolis - Brasil)

 



Suo nome:


Sua E-mail:


Messaggio:


 
 
  
Pagina visualizzata 6360 volte
 
Share |
 
 
 
Martín Carbajo Núñez - via Merulana, 124 - 00185 Roma - Italia
Questa pagina è anche attiva qui
Webmaster